Já parou para pensar em quanto o Tribunal de Contas de Santa Catarina produz de resíduos sólidos? Em breve, a instituição terá essa informação e poderá traçar estratégias para o uso mais consciente e eficiente e o descarte adequado de todo tipo de material.
Neste mês, o TCE/SC deu início à elaboração do seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). A empresa Ambitus Consultoria Ambiental, contratada para elaborar o documento, está executando a primeira etapa do trabalho, que é um diagnóstico com as quantidades e os tipos de resíduos gerados e a forma como são acondicionados e descartados.
As instalações do TCE/SC ocupam uma área construída de 22.487,71 m², e quase mil pessoas trabalham na instituição. Mesmo assim, não havia informações sobre as quantidades diárias, semanais ou mensais dos diferentes tipos de resíduos gerados na sua sede. Logo essas informações serão apresentadas pela empresa.
“A implementação do PGRS permitirá ao Tribunal ir além da destinação correta dos resíduos, atuando proativamente para reduzir a geração. Essa mudança estratégica, alinhada aos objetivos da Comissão Ambiental, Social e de Governança (ASG), impacta positivamente o meio ambiente e consolida a imagem do Tribunal como instituição sustentável”, destaca Marina Ferraz de Miranda, coordenadora da Comissão.
A contratação do PGRS foi uma iniciativa da comissão ASG.
Após a realização do diagnóstico e elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, as próximas etapas serão:
- Implantação do PGRS;
- Treinamento de servidores e colaboradores, para o manejo de resíduos;
- Realização de palestras e eventos para conscientização e educação ambiental;
- Monitoramento do PGRS.
O valor total do contrato é de R$ 30 mil e inclui a execução de todas as etapas citadas. A implantação do Plano deve ocorrer até o fim deste ano. As fases de treinamento, palestras e monitoramento serão executadas em 2025.
Marina Miranda informa que a redução no uso de copos plásticos e a retirada das lixeiras individuais (ao lado de cada mesa) são algumas das ações que estarão previstas no Plano. Mas os membros, servidores e colaboradores do TCE/SC não precisam esperar o documento ser aprovado para colocarem em prática alguma iniciativa nesse sentido.
Na Presidência, as garrafas plásticas de água foram substituídas por bombonas. No Almoxarifado, foram retiradas todas as lixeiras individuais e copos plásticos. “Sempre me incomodaram essas lixeiras, porque ninguém tem em casa lixeiras do lado do sofá, da mesa ou da cama. E a gente usa muito plástico no mundo. Como temos pia para lavar os copos de vidro, foi fácil eliminar os descartáveis”, disse Christiano Augusto Apocalypse Rodrigues, chefe da Divisão de Materiais e Patrimônio.
Foto 1 e 2: pesagem dos resíduos sólidos do TCE/SC.
Foto 3 e 4: encarregados de almoxarifado Gustavo Fernando dos Santos e Pamela Maestri Justino, da Divisão de Materiais e Patrimônio.
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