O Tribunal de Contas de Santa Catarina, em parceria com a Associação dos Institutos Municipais de Previdência de Santa Catarina (Assimpasc) e a Secretaria de Previdência (SPrev) do Ministério do Trabalho e Previdência, realizaram nesta quarta-feira (13/10) uma live sobre a implantação do eSocial para os órgãos públicos. O evento foi transmitido e está disponível no canal do Youtube do TCE/SC.
O eSocial é um projeto da União, de adesão obrigatória para todos os entes públicos, que consiste na implantação de um sistema para transmissão de dados de trabalhadores (servidores, militares, parlamentares e beneficiários) para o cumprimento das obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais e que será indispensável para a gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
A apresentação foi feita pela coordenadora-geral de Estruturação de Informações Previdenciárias e pelo Coordenador de Estruturação de Cadastros da SPrev, Laura Schwerz e Thomas Gomes Costa, respectivamente, e pelo auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Alex de Assis Mendonça.
Abrindo a live, Laura falou sobre o eSocial e sua implantação nos órgãos públicos. “O eSocial já foi implantado e agora chegou a vez de os órgãos públicos também fazerem isso. Ele nada mais é que um sistema de transmissão de dados”, destacou.
Thomas, por sua vez, enfatizou que o eSocial é a substituição de informações. “Ele veio para unificar as ferramentas em um único sistema, gerando mais qualidade na informação enviada”, disse.
Já o auditor-fiscal da RFB destacou as informações que são importantes para o órgão. “Falo de informações veiculadas no eSocial, de interesse dos órgãos públicos, mas que são relacionadas a trabalhadores veiculados ao regime da Previdência Social”, pontuou Alex.
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