O Tribunal de Contas do Estado promove, de 21 a 24 de junho, o curso de contabilidade pública avançada, com o objetivo de reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos à contabilidade aplicada ao setor público. O presidente Wilson Rogério Wan-Dall, na tarde desta segunda-feira, ao saudar os participantes do encontrou falou da “importância da capacitação interna na formação profissional dos servidores do TCE, com a participação de palestrantes com experiência nacional”. Wan Dal destacou também o espaço que se abre para o relacionamento entre o Tribunal de Contas e outras instituições de caráter público e privado, já que foram oferecidas vagas para servidores de outros órgãos.
O evento tem como público-alvo servidores da Diretoria Geral do Controle Externo (DGCE), da Diretoria de Atividades Especiais (DAE), das Diretorias de Controle dos Municípios (DMU) e da Administração Estadual (DCE), da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), e dos gabinetes de conselheiros e auditores. Participam também técnicos da Fazenda Estadual —gerência de contabilidade e auditoria interna—, do Tribunal de Contas da União, do Ministério da Saúde, da Jucesc e do Tribunal de Justiça de SC.
O curso —sete módulos—, com carga horária de 32 horas/aula, está sendo realizado na UDESC/ESAG, no período matutino e vespertino.
Nesta segunda-feira (21/6), o coordenador-geral de contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, no módulo I —8h30 às 12h30— discorreu sobre “O Ambiente da Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, e, no módulo II —14h às 18h—, tratou do tema “Procedimentos Contábeis Orçamentários”.
“Procedimentos Contábeis Patrimoniais” e “Plano de Contas Aplicado ao Setor Público” foram abordados por Feijó, na terça-feira (22/6), durante os módulos III e IV.
Setor Público
Heriberto Henrique Vilela do Nascimento, contador com pós-graduação em contabilidade pública pela Universidade de Brasília, apresentará nesta quarta-feira (23/6), nos módulos V, das 8h30 às 12h30, os “Lançamentos Contábeis Típicos de Administração Pública” e, no módulo VI, as “Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público”. O módulo VII, que tratará dos “Procedimentos Contábeis Específicos”, será desenvolvido na tarde de quinta-feira (24/6).
Segundo o conteúdo programático, divulgado pelo Instituto de Contas, entre os tópicos que serão abordados no encontro, destacam-se: Tendências da Contabilidade do Setor Público no Brasil: O que está acontecendo na contabilidade o setor público; Teoria Geral da Contabilidade Aplicada ao Setor Público: A aplicação da contabilidade na Administração Pública; Lançamentos Típicos da Administração Pública: previsão de receita, fixação da despesa, receita de tributos, contratação de operação de crédito, contratação de serviços, entre outros.
Este é mais um evento previsto no Programa de Capacitação do ICON para o 1º semestre de 2010.
Currículos
Heriberto Henrique Vilela do Nascimento
Contador e pós-graduado em Contabilidade Pública pela Universidade de Brasília - UnB. É Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, com atuação na Coordenação-Geral de Contabilidade desde 2007. Atualmente, exerce o cargo de Gerente de Normas e Procedimentos Contábeis da Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação. É membro da equipe técnica de elaboração do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que disciplina a contabilidade no âmbito da União, Estados e Municípios. É instrutor de contabilidade pública e execução orçamentária e financeira em instituições como Tribunais de Contas, CFC/CRCs, ESAF, ENAP e ABOP.
Paulo Henrique Feijó
Graduação em Ciências Contábeis e Atuariais pela Universidade de Brasília – UNB. Pós-Graduação em Contabilidade e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. 13 anos de experiência na Coordenação-Geral de Programação Financeira (1998 – 2006). Coordenador-Geral de Contabilidade Secretaria do Tesouro Nacional (Desde Agosto 2006). Co-autor do Livros: Gestão de finanças públicas: fundamentos e práticas de planejamento, orçamento e administração financeira com responsabilidade fiscal. 2. Ed, Brasília/DF: Edição dos Autores, 2008. Curso de Siafi: uma abordagem prática da execução orçamentária e financeira. 2. ed, Brasília/DF: Edição dos Autores, 2008. Suprimento de Fundos: Teoria e Prática da Execução Financeira no Siafi. 1. ed, Brasília/DF: Edição dos Autores, 2008.
Professor da disciplina de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Administração Orçamentária e Financeira em cursos de graduação e pós-graduação.
Serviço:
O quê: Capacitação interna direta – Curso de Contabilidade Pública Avançada – Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Multiplicadores
Público-alvo: assessores e servidores dos gabinetes de conselheiros e auditores, da DGCE, da DAE, da DMU, da DCE, e da DAF além de técnicos da Fazenda Estadual —gerência de contabilidade e auditoria interna—, do TCU, do Ministério da Saúde, da Jucesc e do TJSC
Quando: 21 a 24/6/2010
Horário: 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h
Onde: UDESC - ESAG
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies