menu

Trabalho do TCE/SC integra publicação do IRB sobre Primeira Infância

sex, 25/10/2024 - 17:50
Banner horizontal com foto dos participantes do evento. Há seis homens, em pé, um ao lado do outro, em frente ao banner com logo do primeiro Enapi. Entre os presentes, o fotógrafo Guto Kuerten e os auditores fiscais de controle externo Edelvan da Conceição e Rafael Scherb. Eles seguram certificados.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) participou do 1º Encontro Nacional da Primeira Infância (Enapi), realizado durante esta semana, no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE/AM). A presença da Corte de Contas catarinense ocorreu por meio da participação dos servidores da Diretoria de Atividades Especiais (DAE) Edelvan Jesus da Conceição e Rafael Scherb, e do jornalista e fotógrafo da Assessoria de Comunicação Social (Acom) Guto Kuerten. 

O evento, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo TCE/AM, debateu temas relacionados ao fortalecimento de políticas públicas voltadas a crianças de zero a seis anos. O Enapi reuniu membros e servidores do Sistema de Controle Externo brasileiro, profissionais de áreas como direito, saúde, educação e meio ambiente, além de representantes de organizações sociais e dos povos tradicionais. 

A programação contemplou, entre outras atividades, o depoimento de três profissionais que colaboraram com a produção da 2ª edição da revista “A Primeira Infância e os Tribunais de Contas: Desigualdades”, organizada e produzida pelo coordenador do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB/TCE de Goiás, Halim Antonio Girade. A publicação apresenta entrevistas com famílias com crianças entre zero e seis anos que sofreram com os impactos de eventos climáticos extremos.  

 Foto dos servidores Edelvan Conceição, Rafael Scherb e Guto Kuerten no Encontro Nacional da Primeira Infância A contribuição do TCE/SC com a revista é por meio de uma entrevista realizada com uma família em situação de vulnerabilidade social na comunidade do Frei Damião, em Palhoça, município da Grande Florianópolis. O material (fotos e textos), produzido pelo fotógrafo Guto Kuerten, com apoio dos demais servidores, foi apresentado pelo profissional durante o evento. 

“Foi uma imensa honra e uma experiência incrível poder relatar a realidade de muitas famílias brasileiras, história que sensibilizou todos os participantes a refletirem possibilidades de ações concretas para garantir o futuro dos nossos filhos e do nosso país”, expressou Guto após o evento (assista à apresentação). "Quero agradecer ao Tribunal de Contas de Santa Catarina pela confiança em me dar a oportunidade de contar a história da Sabrina, e ao Instituto Rui Barbosa, na pessoa do Coordenador Técnico do Comitê da Primeira Infância, Halim Antonio Girade, pelo convite em ser um dos palestrantes da primeira edição do Enapi", completou. 

“A sua exposição foi um relato honesto, sincero, sensível e um alerta. É preciso saber olhar para os outros com olhos humanos e respeitar a dignidade de cada um, independentemente de sua posição social ou condições de vida. É preciso saber ouvir os outros, que também têm voz. Isso você fez com maestria e conseguiu passar para todos no primeiro Enapi, com muita emoção”, enalteceu o coordenador do Comitê Técnico da 1ª Infância do IRB, ao agradecer a participação do profissional da Acom do TCE/SC. 

O lançamento da publicação está previsto para ocorrer durante o 9º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em dezembro, em Foz do Iguaçu/PR. 

 

Fotos: Filipe Jazz e Joel Arthus. (IRB) 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques