menu

No Dia Internacional do Idoso, Comissão de Diversidade Geracional do TCE/SC estimula o combate ao etarismo

ter, 01/10/2024 - 08:19
Banner horizontal com foto de três idosos sentados diante de mesas em uma sala, olhando para o que mostra uma mulher que está à frente deles, de costas para a foto, em primeiro plano e com desfoque. Sobre a imagem, na lateral esquerda, em tarja azul, o texto “Dia Internacional do Idoso”.

Nesta terça-feira (1º/10), é celebrado o Dia Internacional do Idoso. Estabelecida pela Organização das Nações Unidas, em 1990, a data é dedicada à promoção da conscientização sobre os direitos, a dignidade e o bem-estar dos indivíduos na terceira idade e visa enfatizar a importância de garantir a inclusão e o respeito aos idosos, bem como de reconhecer a contribuição que oferecem à sociedade. 

No Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), neste ano, foi instituída a Comissão de Diversidade Geracional — Portaria N. TC-276/2024 — com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância dessa diversidade e, ainda, a necessidade do combate ao etarismo (Saiba mais), nas diversas formas em que se apresenta. 

“As pessoas idosas, para muito além de respeito, merecem ser reconhecidas, independentemente da sua idade, como pessoas altamente capazes, cujas habilidades e experiências enriquecem o nosso ambiente, seja de trabalho, familiar ou social”, enfatiza a coordenadora da Comissão, Laura Senna Guimarães Fernandes, da Diretoria de Gestão de Pessoas. 

Na opinião da coordenadora e dos membros da Comissão, o TCE/SC tem o privilégio de contar com uma diversidade geracional que propicia a convivência entre diferentes idades, trazendo riqueza de perspectivas e de experiências. “Cada servidor desempenha um papel único. Os mais experientes trazem uma visão desenvolvida ao longo dos anos, enquanto as gerações mais jovens introduzem novas abordagens e adaptabilidade, elementos essenciais para enfrentarmos os desafios contemporâneos”, afirmam. 

  

Saiba mais: etarismo 

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o etarismo é qualquer tipo de ação e de pensamento que consista no preconceito, na intolerância e na discriminação contra pessoas com idade avançada. 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC 
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques