menu

TCE/SC e TJSC debatem ingresso de saúde suplementar no grupo que estuda judicialização da saúde no Estado

seg, 05/08/2024 - 18:15
Foto da reunião realizada entre o TCE/SC e o TJSC. Há oito pessoas sentadas ao redor de uma mesa, enquanto conversam. Entre os presentes, o presidente Herneus De Nadal, o conselheiro Luiz Eduardo Cherem e a juíza auxiliar da presidência do TJSC, Maira Salete Meneghetti.

O conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) Luiz Eduardo Cherem se reuniu, nesta segunda-feira (5/8), na sede do Tribunal, com representantes do Poder Judiciário e de empresa da saúde suplementar. Em pauta, a inclusão da saúde suplementar na criação de um fundo financeiro para custear a emissão de notas técnicas que irão orientar a decisão dos juízes em processos de judicialização da saúde. 

De acordo com a juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Maira Salete Meneghetti, a ideia é ampliar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (Natjus), que já emite as notas técnicas. “É importante propiciar ao juiz o acesso às informações técnicas para que ele possa decidir de forma mais segura nestes casos”, destaca. A juíza ressalta ainda que as notas técnicas são entendimentos que irão se consolidando e acabarão por orientar as políticas de saúde. “O que se quer é menos judicialização. Processos mais rápidos e com um fluxo padronizado.” 

“O que defendemos é a medicina baseada em evidência”, aponta o conselheiro Cherem, relator no TCE/SC dos processos relacionados ao tema da saúde. “O Tribunal de Contas, dessa forma, está exercendo o seu papel como órgão de controle, lançando mão do consensualismo para evitar a judicialização, numa composição administrativa e prejudicial”, analisa. 

O presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, compareceu à reunião para saudar os participantes e reafirmar a postura da Corte de Contas com relação à atuação preventiva do órgão de controle. “O tema da judicialização preocupa o Judiciário, o Executivo e o TCE/SC. A aplicação dos recursos públicos requer ações concomitantes e preventivas para se fazer mais e melhor com menos”, reforçou.  

 

O presidente da Unimed Grande Florianópolis, Jalmir Rogério Aust, manifestou o interesse da instituição em compor o fundo para emissão de notas técnicas. Segundo ele, a questão da judicialização também impacta a saúde suplementar.  

Também participaram da reunião o chefe de gabinete do conselheiro Luiz Eduardo Cherem, Fabio Augusto Hachmann; e, pelo TJSC, o diretor de Orçamento e Finanças, Eduardo Cardoso; o assessor o Núcleo Financeiro, Eduardo Strobel; a assessora técnica, Julie Anne Saut; o assessor de Planejamento, Rodrigo Guidi; e o assessor da Corregedoria, Gilson Luis Nórcio.  

Pela empresa, estavam presentes também a gerente jurídica, Alessandra Monti Badalotti, e o advogado Marcio Alexandre Cavenague. 

 

Crédito da foto: Maurício Vieira

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC 
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques