menu

24º Ciclo de Estudos do TCE/SC percorre o Sul do estado

ter, 16/07/2024 - 14:56
Banner horizontal com foto da abertura da etapa de Criciúma do Ciclo de Estudos. Em primeiro plano, a plateia, de costas, sentada em poltronas do auditório, que assiste à fala do vice-presidente do TCE/SC, conselheiro Ascari, que está à frente, junto com outros membros do Tribunal. Entre eles, o diretor do Icon, Moisés Hoegenn.

“O grande objetivo deste evento é aproximação e aprendizado. Aprendizado para quem está aqui participando, mas também aprendizado para o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) aperfeiçoar o seu trabalho”, ressaltou o vice-presidente, conselheiro José Nei Alberton Ascari, na abertura da etapa de Criciúma, no Sul do estado, da 24ª edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. “O TCE/SC quer intensificar cada vez mais essa relação, quer ser parceiro do bom gestor, buscando assim consolidar a nossa Instituição como tribunal da governança pública”, destacou o conselheiro. “Tenho certeza de que todos sairemos daqui com informações importantes para continuarmos a nossa jornada que é melhorarmos, acima de tudo, o serviço que é prestado ao cidadão”, finalizou. 

O Ciclo, maior e mais longevo evento de capacitação externa da Corte de Contas, reuniu, nesta terça-feira (16/7), na UniSatc (Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão), 155 participantes dos 12 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e dos 15 que integram a do Extremo-Sul de Santa Catarina (Amesc). 

Intensificar a aproximação do órgão de fiscalização com os agentes públicos dos Executivos catarinenses, a partir da disseminação de orientações e de boas práticas para o aperfeiçoamento da administração pública (programação  e inscrição). Com esse objetivo, uma equipe formada por auditores fiscais de controle externo, servidores do Instituto de Contas, da Assessoria de Comunicação Social e Assessoria Militar do TCE/SC irá percorrer, até o dia 1º de agosto, ao todo, 12 municípios catarinenses. 

A edição deste ano traz uma nova disposição das oficinas. São seis salas com temas específicos, divididos por diretoria técnica do Tribunal, e duas palestras no auditório. De acordo com o diretor do Instituto de Contas (Icon), Moisés Hoegenn, a proposta deste novo modelo é ampliar a possibilidade de os participantes acompanharem um ou mais assuntos do seu interesse no decorrer do evento. As exposições serão feitas por auditores fiscais de controle externo das diretorias de Licitações e Contratações (DLC), de Contas de Gestão (DGE), de Contas de Governo (DGO), de Atos de Pessoal (DAP), de Informações Estratégicas (DIE), de Empresas e Entidades Congêneres (DEC) e de Atividades Especiais (DAE), além da Corregedoria-Geral.  

Oficinas 

A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC) é o tema apresentado por auditores da Diretoria de Licitações e Contratações (DLC), no período da manhã. Nas oficinas do período da tarde, entre os temas abordados estão: a gestão integrada de resíduos sólidos; a gestão de créditos fiscais; sistema remuneratório e processo administrativo disciplinar; funcionalidades, ratificação de remessas e regras do e-Sfinge on-line; auditorias operacionais sobre Defesa Civil, desastres naturais e saúde mental e violência nas escolas; auditoria financeira e emendas parlamentares. 

foto de sala de aula, com diversas pessoas olhando para o palestrante. Os palestrantes são dois homens brancos. Ao fundo, logomarca do Ciclo de estudos. Na oficina da Diretoria de Informações Estratégicas, por exemplo, são apresentados aspectos relevantes do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge). Entre eles, o funcionamento de regras de consistência, o mecanismo de ratificação de remessas, as ferramentas e relatórios para conferência de dados, além da discussão acerca de pontos importantes da Instrução Normativa TC-28/2021, que regulamenta o sistema. “O encontro permite ainda que os agentes públicos que atuam diretamente na produção, transmissão ou conferência de dados que compõem o sistema e-Sfinge possam se manter atualizados e conhecer novidades recém-implementadas pela equipe responsável”, salienta o auditor fiscal de controle externo lotado na DIE Alessandro Marcon de Souza. 

Foto de uma sala de aula. Em pé está o palestrante, que é um homem branco de barba.  Diante da relevância da gestão integrada de resíduos sólidos para o desenvolvimento sustentável, a Diretoria de Empresas e Entidades Congêneres trouxe o tema para o Ciclo. Na oficina “gestão integrada de resíduos sólidos: planejamento para o alcance da sustentabilidade econômico-financeira dos serviços”, são discutidos as estratégias e os desafios para alcançar a sustentabilidade econômico-financeira desses serviços, destacando o protagonismo dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). De acordo com os palestrantes, os serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos (SMRSU) devem ser cuidadosamente planejados. O PMGIRS é a principal ferramenta para planejar a gestão de resíduos sólidos, devendo atender às especificidades de cada município. A oficina enfatiza a importância de um planejamento detalhado e adaptado às realidades locais para a gestão de resíduos sólidos, focando na necessidade de suporte técnico e regulamentação eficazes para garantir a sustentabilidade dos serviços e a proteção ambiental a longo prazo. 

Os próximos encontros regionais serão realizados em Capivari de Baixo (17/7), Itajaí (18/7), Videira (23/7), Lages (24/7), Ascurra (25/7), Mafra (30/7), Jaraguá do Sul (31/7) e Florianópolis (1º/8), das 8 às 17 horas.   

A organização da 24ª edição do Ciclo de Estudos está a cargo do Instituto de Contas (Icon) — unidade responsável pela política de educação corporativa do TCE/SC. Conta com a parceria das Associações de Municípios de Santa Catarina e com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).   

Serviço: 

O quê: 24ª edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. 

Quando: de 9 de julho a 1º de agosto. 

Público de interesse: prefeitos, secretários municipais, demais gestores de unidades, contadores, controladores internos e técnicos municipais dos setores de recursos humanos/gestão de pessoas e de licitações e contratos das prefeituras. 

Inscrições: TCE/SC ICON Capacitação 

Mais informações: e-mail: ciclo@tcesc.tc.br ou telefone (48) 3221-3890.     

  

Crédito das fotos: Guto Kuerten – Acom- TCE/SC

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

  

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques