menu

Projeto do TCE/SC que utiliza inteligência artificial para análise dos editais de licitação foi eleito como um dos finalistas de case de sucesso da área de governo do Brasil

seg, 27/05/2024 - 16:15
foto com o assessor da Aget, Jairo Wensing. Ele está em pé, ao centro, e segurando o certificado. Ao fundo, no telão, está projetada a logo do TCE/SC.

Os sistemas VigIA e GuIA, desenvolvidos pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) com o uso de modernas tecnologias de inteligência artificial (IA), para identificar irregularidades em editais, de forma objetiva, precisa e concomitante, ou seja, no mesmo momento em que o procedimento ocorre, foram eleitos entre os seis finalistas ao prêmio Case de Sucesso da área de Governo do Brasil. A seleção ocorreu durante o CIO Brasil Gov 2024, realizado nos dias 22 e 23 de maio, em Florianópolis. 

A apresentação das ferramentas foi feita pelo assessor de Governança Estratégica e Tecnologia da Informação (Aget) e coordenador do Comitê de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do TCE/SC, Jairo Wensing. “São projetos disruptivos que ajudam as pessoas a se tornarem gestores ainda melhores, evitando problemas na contratação pública”, afirmou ao salientar que a iniciativa contribui para o fortalecimento do objetivo do TCE/SC, de ser o Tribunal da Boa Governança Pública. Banner horizontal com foto do certificado do estudo “TCE/SC desenvolve sistemas para identificar irregularidades em editais, de forma objetiva, precisa e concomitante” como um dos finalistas do prêmio case de sucesso sobre uma mesa de vidro. Ao fundo, uma cortina bordô.

O evento reuniu mais de 200 lideranças executivas de tecnologia da informação de órgãos públicos da esfera federal, estadual e municipal, como Tribunais Superiores, Tribunais Regionais Federais, Ministérios Públicos, Tribunais de Contas, Ministérios, Universidades, Prefeituras, Secretarias, empresas de processamento de dados e empresas públicas. 

Foto com as logos dos finalistas do case de sucesso no telão: Governo do Estado do Paraná - Secretaria da Educação, IGESDF, Itaipu Binacional, TCE/SC, Ministério dos Transportes e TCE/PR. à frente, uma moça está falando do púlpito. O case de sucesso vencedor foi o Carteira Digital de Trânsito (CDT), um aplicativo desenvolvido por seis servidores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e do Ministério dos Transportes. Lançada em conjunto com a CNH Digital, primeiro documento digital do Brasil, a ferramenta oficial do Governo Federal reúne toda a documentação no celular, mesmo sem acesso à internet, com o mesmo valor legal dos registros impressos. 

 

Os sistemas do TCE/SC 

Os sistemas VigIA e GuIA foram idealizados dentro da Vertical de Inteligência Artificial, vinculada ao Laboratório de Inovação do Controle Externo (Lince) do TCE/SC. Foram desenvolvidos com a participação da Coordenadoria de Informações para a Fiscalização (CIAF), da DIE, e da Divisão de Tratamento de Dados (DTD) da DLC, da Assessoria de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (Aget), e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).  

Mais informações, na matéria “Inteligência artificial desenvolvida pelo TCE/SC vai permitir análise de 100% dos editais de licitação; iniciativa é pioneira entre os TCs do país".  

 

Crédito das fotos: Divulgação e Cristiano Estrela (Acom-TCE/SC). 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC 
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques