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Em visita a escolas, TCE/SC busca encontrar fatores que propiciam desempenho diferente em unidades de mesmo perfil

ter, 07/11/2023 - 14:35
Imagem mostra crianças de costas em uma sala de aula de escola visitada. No fundo há um quadro e, acima dele, um monitor/televisor. À esquerda, uma janela basculante está aberta. No lado superior direito, há um selo do Programa de visita às escolas, que é um desenho de um prédio branco com a inscrição “escola” e duas crianças, um menino branco e uma menina preta, à frente

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) pretende concluir até o fim de novembro visita a 80 escolas municipais para identificar fatores que têm influência sobre os critérios que compõem o ICMS Educação, índice elaborado pelo TCE/SC que é usado para repasse de parte do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as prefeituras.

Nessas visitas, as equipes da Diretoria de Atividades Especiais (DAE) aplicam questionários aos gestores, aos professores e a alunos com o objetivo de identificar quais aspectos fazem unidades que possuem dados semelhantes de contexto socioeconômico, características de turmas, gestores, docentes e infraestrutura apresentarem indicadores de proficiência muito distintos. O resultado das visitas fará parte do LEV 23/80093517, que tem como relator o conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca.

Para alunos, as perguntas variam desde as razões que os levam à escola até a disciplina de que mais gosta ou o jeito de se preparar para as provas, assim como expectativas para o futuro. Aos professores, além de questões relacionadas à atividade de capacitação, também é perguntado quais são os principais desafios que enfrentam na escola e quais sugestões de melhora propõem. Ao todo, são 177 questionamentos, somando-se os que são feitos também aos gestores e diretores.

"Os resultados dos índices do ICMS Educação foram um passo importante para a entrega de um trabalho em constante evolução. Com eles, criamos um mecanismo para entender melhor a realidade por trás dos dados que observamos em censos escolares e avaliações. Pretendemos interpretar e compartilhar as ações e resultados obtidos para disseminar boas práticas educacionais e subsidiar decisões na criação do Sistema Estadual de Avaliação de Santa Catarina (Seaesc)", explica o auditor fiscal de controle externo do TCE/SC Silvio Sallum.

Para os auditores, a necessidade de estabelecer uma forma de selecionar dois grupos de escolas semelhantes em características observáveis surgiu com a diferença de desempenho apresentada na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), acima do esperado em algumas escolas e abaixo em outras. Na avaliação do TCE/SC, a discrepância encontrada chama a atenção para possíveis práticas educacionais que não são observadas nos dados e que requerem uma abordagem diferente de análise.

"A metodologia de seleção das escolas tem como base principal o Indicador de Esforço Não Observado (IEN), que compõe o cálculo do ICMS Educação catarinense. Além de coletar, identificar e, futuramente, disseminar boas práticas, o Projeto também visa a prover conhecimento que venha a ser útil na evolução dos parâmetros da metodologia do ICMS Educação", segue Sallum. A estratégia pensada para efetivar essa difusão é utilizar os resultados do Programa de Visitas às Escolas de Santa Catarina (Provesc) na evolução dos parâmetros e variáveis que compõem a metodologia do ICMS Educação. 

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