menu

Semana do Meio Ambiente tem ações para reduzir consumo de papel e copos

qua, 06/06/2012 - 16:32
Semana do Meio Ambiente tem ações para reduzir consumo de papel e copos

No segundo dia de atividades da Semana do Meio Ambiente, o Tribunal de Contas de Santa Catarina colocou em prática as primeiras ações para reduzir o consumo de materiais de expediente. No início da tarde desta terça-feira (5/6), o presidente Cesar Filomeno Fontes assinou portaria determinando às unidades a adoção de providências visando ao uso racional do papel. Ele também fez a entrega simbólica de canecas de porcelana a servidores, estagiários e terceirizados, com o objetivo de diminuir o uso de copos plásticos. No ano passado foram utilizados no TCE/SC cerca de 500 mil copos plásticos de água e café e 2,5 milhões de folhas de papel A4.

“Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Presidência do Tribunal de Contas de Santa Catarina tem a honra de oficializar, nesta Casa, por meio da Portaria nº 0367/2012, um rol de iniciativas destinadas à integração da sustentabilidade ao cotidiano institucional”, enfatizou o conselheiro Fontes, diante de um auditório lotado. A portaria determina a realização de impressões utilizando a frente e o verso da página e com o modo econômico quanto à qualidade. As unidades também devem dar preferência ao uso do papel reciclado na elaboração dos trabalhos, diminuir os espaços ociosos nos materiais impressos e reaproveitar as folhas não utilizadas no verso.

O uso do e-mail institucional e do telefone como ferramentas de comunicação interna e externa, em vez da comunicação impressa, e a utilização dos sistemas informatizados do TCE/SC para geração, transmissão e compartilhamento de documentos e informações, são ações que devem ser priorizadas. O excedente de papel não utilizado no verso será encaminhado ao setor central de reprografia para ser aproveitado como blocos de anotação/rascunho.

Após a assinatura da portaria, o presidente fez a entrega das canecas de porcelana a representantes dos servidores (Ailton José Dutra, da Diretoria de Controle da Administração Estadual, e Sergio Augusto Silva, da Diretoria de Controle dos Municípios), estagiários (Joana Zanotto Sabbá Guimarães, da Assessoria de Comunicação Social) e terceirizados (Jonatha Regis, que trabalha na Diretoria de Informática). As demais canecas deverão ser entregues em data a ser definida. “A inserção de medidas socioambientais nas atividades do Tribunal de Contas promoverá a melhoria do ambiente de trabalho e, consequentemente, da qualidade de vida de nossos servidores e da sociedade como um todo”, declarou o presidente.

Documentário e palestra
As atividades realizadas pelo TCE/SC no Dia Mundial do Meio Ambiente iniciaram pela manhã. Às 9h50, foi exibido o documentário Lixo Extraordinário. O trabalho de catadores de materiais recicláveis e do artista plástico Vik Muniz no aterro sanitário de Jardim Gramacho, periferia do Rio de Janeiro, é o fio condutor da história, filmada entre agosto de 2007 e maio de 2009. Segundo notícia veiculada na imprensa, o aterro de Gramacho, o maior da América Latina, está fechado desde o último fim de semana.

À tarde, após a assinatura da portaria nº 0367/2012, foi proferida a palestra "A sustentabilidade e a crise de recursos no planeta: a economia verde e o desenvolvimento sustentável na Rio+20", pelo jornalista Washington Novaes, reconhecido por tratar sobre assuntos de meio ambiente.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques