menu

Palestras, oficinas e exibição de documentário marcam Semana do Meio Ambiente no TCE/SC

ter, 29/05/2012 - 17:22
Palestras, oficinas e exibição de documentário marcam Semana do Meio Ambiente no TCE/SC

Cinco de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para comemorar a data, o Grupo de Trabalho do Projeto Sustentabilidade no Tribunal de Contas de Santa Catarina e o Instituto de Contas prepararam uma programação para o público interno e convidados, entre os dias 4 e 6 de junho, com oficinas, palestras e exibição de um documentário. Todas as atividades serão realizadas no auditório.

Um dos destaques da programação é a palestra, no dia 5 (terça-feira), do jornalista Washington Novaes, conhecido por tratar com destaque de temas relacionados ao meio ambiente. Ele trabalhou nas redações de grandes veículos da mídia impressa do país, como a revista Veja e o jornal Folha de S. Paulo, e também na Rede Globo. Atualmente, é colunista do jornal “O Estado de São Paulo” e “O Popular”, de Goiânia (leia mais sobre o palestrante em http://www.washingtonnovaes.com.br/). O tema da exposição, que se estenderá das 14h às 15h30, é “A Sustentabilidade e a Crise de Recursos no Planeta – a Economia Verde e a Governança Sustentável na Rio+20”.

Antes, às 13h30, o presidente Cesar Filomeno Fontes fará pronunciamento e entrega de canecas de porcelana a servidores e estagiários. O objetivo é reduzir o consumo de copos descartáveis. Segundo o chefe do Departamento de Materiais e Patrimônio, Hilário Noldin Filho, em 2011, foram utilizados no TCE/SC cerca de 500 mil copos plásticos de água e café. A entrega das canecas pelo presidente será feita de maneira simbólica a servidores e estagiários escolhidos para representarem seus colegas.

Para o dia 6 (quarta-feira), estão previstas mais duas palestras. A primeira, às 14h50, será com a servidora do Tribunal de Justiça do Estado Elizete Lanzoni Alves, que vai contar a experiência da instituição com a gestão ambiental. Às 15h20, o ministro-substituto do Tribunal de Conta da União Weder Oliveira falará sobre gestão fiscal e sustentabilidade.

Depois das palestras, será exibido o documentário “Lixo Extraordinário”. Filmado entre agosto de 2007 e maio de 2009, o filme mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz no aterro sanitário de Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. “Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente”, diz trecho da sinopse, disponível em http://www.lixoextraordinario.net/.

O documentário também será exibido no dia 5, às 9h50, para proporcionar aos servidores do período matutino que não puderem participar do evento à tarde a possibilidade de assistir ao filme. Um pouco antes, às 9h30, integrantes do Grupo de Trabalho falarão sobre o projeto Sustentabilidade no TCE/SC (Saiba Mais).

Capacitação
A abertura dos trabalhos da Semana será às 13h30, do dia 4 (segunda-feira). Em seguida, dar-se-á início à programação com a realização de duas oficinas – “Auditoria Ambiental: A Fiscalização da Gestão Ambiental Federal pelo TCU”, com o servidor da instituição federal Fernando Antonio Dorna Magalhães, e “Licitações e Contratações Sustentáveis”, com Viviane Vieira da Silva e Marcos Bliacheris, ambos da Advocacia-Geral da União.

 
Saiba Mais

A portaria nº 200/2012, publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC (DOTC-e) de 30 de março, instituiu o grupo de trabalho com o objetivo de planejar e implementar a adoção de medidas socioambientais na instituição. Dez servidores, de diferentes setores, trabalham diretamente no projeto “Sustentabilidade no TCE/SC”. Mas o esforço é voltado para a conscientização e mobilização, além dos demais servidores, de conselheiros, auditores, estagiários e funcionários terceirizados.

De acordo com a portaria, as ações desenvolvidas deverão promover o uso eficiente dos recursos naturais — com redução, reaproveitamento e reciclagem —, minimizando os impactos ambientais — diretos e indiretos — gerados pelas atividades administrativas e de controle externo. A coleta seletiva de material reciclável deverá ser ampliada.

A portaria estabelece que as unidades do TCE/SC deverão promover a utilização racional dos materiais de expediente, de água e energia elétrica, de forma a incorporar nas suas atividades os princípios da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques