menu

TCE/SC presta homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns

sex, 16/12/2016 - 17:07
sessão extraordinária do Tribunal Pleno

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) prestou homenagem ao Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (16/12), ao final da sessão extraordinária do Tribunal Pleno — a última de 2016 — numa iniciativa do presidente eleito para o biênio 2017/2018, conselheiro Luiz Eduardo Cherem.

“Nós, brasileiros, perdemos um grande homem, que lutou pela democracia e, acima de tudo, aplicou os conceitos da justiça, da fraternidade, da legalidade e da igualdade”, disse Cherem, sobre o patrimônio imaterial deixado por Dom Paulo, cujo corpo foi sepultado nesta sexta-feira (16/12) à tarde, na Catedral da Sé, na capital paulista.

O conselheiro destacou a coragem, força e determinação do catarinense de Forquilhinha, Sul do Estado, falecido na quarta-feira (14/12), em São Paulo/SP, aos 95 anos de vida, dos quais 76 foram dedicados ao sacerdócio. “Ele teve a coragem — que poucos tiveram — de fazer [o que era preciso] num momento tão difícil que o Brasil atravessou”, salientou, numa reverência ao legado de Dom Paulo, marcado pela defesa dos direitos humanos e luta pela retomada da democracia, no período de ditadura militar, papel que lhe rendeu o apelido de cardeal da resistência.

Em atenção à proposta do conselheiro Cherem, o presidente do TCE/SC, Luiz Roberto Herbst, determinou o encaminhamento de mensagem de condolências aos familiares do Cardeal, na pessoa de um dos irmãos, Felipe Arns, e ao Arcebispo metropolitano, Dom Odilo Scherer, da Arquidiocese de São Paulo.

Os textos enviados registram que o Tribunal de Contas do Estado fez consignar em ata, por proposição de Cherem — ao qual se associaram os demais conselheiros, auditores e o procurador-geral —, “votos de profundo pesar pelo falecimento do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns Arcebispo Emérito de São Paulo, em reconhecimento a sua atuação pastoral voltada à classe trabalhadora, principalmente aos mais pobres, e à defesa e promoção dos direitos da pessoa humana”.

 

Agradecimento

O conselheiro Luiz Eduardo Cherem, que assume a presidência do Tribunal em 1º de fevereiro, aproveitou a oportunidade para agradecer ao presidente Luiz Roberto Herbst pela maneira que tem conduzido a Instituição e enalteceu sua atuação no enfrentamento de momentos difíceis da gestão. Também registrou seus agradecimentos ao corpo funcional do TCE/SC e fez menção especial ao trabalho realizado por todos os que dão apoio à realização das sessões plenárias.

O presidente eleito desejou um Feliz Natal ao público interno. “Que possamos emanar — inspirados no exemplo de Dom Paulo — mais solidariedade e compreensão”, disse. Na mesma direção, Herbst registrou seu reconhecimento aos conselheiros, auditores substitutos de conselheiro, aos membros do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC-SC) e aos demais colaboradores do TCE/SC, desejando um Feliz Natal a todos e seus familiares.

Ao final, o atual presidente convocou a sessão especial de posse dos novos dirigentes do Tribunal, para o dia 1º de fevereiro (quarta-feira), às 17h. Lembrou, ainda, que a próxima sessão ordinária do Pleno já foi convocada para o dia 23 de janeiro (segunda-feira). 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques