menu

Conselheiro Wan-Dall representa o TCE/SC em congresso de tribunais de contas e reunião da Asur na Argentina

sex, 25/10/2013 - 18:10

O conselheiro Wilson Wan-Dall, do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), representou, entre os dias 18 e 20 de setembro, a instituição no XXII Congresso Nacional de Tribunais de Contas da Argentina e na V Reunião Anual da Associação dos Órgãos Superiores de Controle do Mercosul (Asul/Asur) em La Rioja, capital da Província de La Rioja (Argentina). Simultaneamente aos eventos ocorreu a III Reunião Anual do Secretariado Permanente dos Tribunais de Contas da Argentina.

A abertura foi no Teatro Provincial Víctor María Cáceres daquela capital, e contou com a presença dos presidentes do Secretariado Permanente dos Tribunais de Contas da Argentina, o contador Rubén Quijano, e da Associação dos Órgãos Superiores de Controle do Mercosul (Asul/Asur), contador Oscar Salvatierra, da Província de Salta. O governador da Província de La Rioja, Beder Herrera, foi quem abriu o evento. Na solenidade de abertura,  também estavam, entre outras autoridades argentinas, o contador geral da Argentina, César Sergio Duro, e o presidente do Tribunal de Contas de La Rioja, Luis Zamora.

A contadora Lea Cristina Cortés apresentou a conferência de abertura “Desafios Futuros para os Órgãos de Controle Externo”, seguida pelo contador Carlos Dante Mercado com “História e Evolução do Tribunal de Contas de La Rioja”.

Mais de 300 inscritos em um contingente de conselheiros, servidores e técnicos dos tribunais de contas argentinos e conselheiros de tribunais de contas brasileiros participaram das apresentações, conferências, comissões e exposições constantes do XXII Congresso Nacional de Tribunais de Contas da Argentina, o primeiro da Província de La Rioja.   Foram debatidos, entre outros temas, “Auditoria Judicial”, “Controle de Gestão” e “Seguridade em Informática”.

Sobre decisões tomadas na V Reunião Anual da Associação dos Órgãos Superiores de Controle do Mercosul (Asul/Asur), o conselheiro Wan-Dall (TCE/SC) informou que ficou acertada a renovação de convênios entre o Instituto Rui Barbosa (IRB), brasileiro, e o Instituto de Estudos Técnicos e Investigações (I.E.T. e.I), argentino. “Com vistas à manutenção da reciprocidade de oferta de cursos na área do controle externo e das contas públicas entre tribunais de contas brasileiros e argentinos”.

A Asur voltará a se reunir entre os dias 19 e 21 de novembro deste ano na cidade de Viedma, Província de Rio Negro (Argentina), para empossar as novas presidência e diretoria para o exercício de 2014-2015. O presidente para o próximo biênio será um conselheiro brasileiro. “Pela regra, dois anos, um brasileiro; dois anos, um argentino”, explicou o conselheiro Wilson Wan-Dall.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques