menu

“Dia Mundial de Combate às Drogas” é lembrado no TCE/SC

seg, 25/06/2012 - 13:05

O problema do uso de drogas, verificado nos últimos anos, ganhou proporções tão graves que hoje não é só um desafio da saúde e da segurança pública no país, mas de toda sociedade civil. O assunto, que tem relação comprovada com os agravos sociais — acidente de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade, por exemplo —, será mais uma vez tema de reflexão no Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Para marcar o Dia Mundial de Combate às Drogas, que é celebrado em 26 de junho, o Departamento de Recursos Humanos (DERH), através das divisões de Assistência à Saúde e de Gestão de Pessoas, realiza uma programação nesta terça-feira, das 13h30 às 17h, no auditório. O objetivo do evento é mobilizar o apoio e inspirar o público interno a atuar de forma integrada na construção de uma resposta ao problema das drogas.

"A importância dos programas de prevenção nas empresas e o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas no local de trabalho no contexto atual da segurança pública institucional” é o tema da mesa redonda que terá a participação do médico psiquiatra e pesquisador do Instituto Nacional de Políticas Públicas de Álcool e Drogas (Inpad), Dr. Marcos Zaleski, e do comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina, tenente-coronel Carlos Alberto de Araujo Gomes Júnior. De acordo com a programação, após a apresentação, os palestrantes irão responder a perguntas.

A ação, que tem o apoio do Instituto de Contas, integra as atividades desenvolvidas pelo Programa de Prevenção e Acompanhamento à Dependência do Álcool e outras Drogas (PROTC), que desde 1995 desenvolve iniciativas de cunho preventivo e de encaminhamento, colaborando com a qualidade de vida de seus funcionários, familiares e amigos.

Conforme divulgado pelo Icon, além dos servidores do TCE/SC, está prevista a participação de representantes de instituições públicas convidadas e dos conselhos Estadual e Municipal de Entorpecentes.

Programa 

26 de Junho  (terça-feira)

13h – 14h –  Abertura/DERH/Apresentação PROTC  
       
14h – 16h –  Mesa-Redonda: "A importância dos programas de prevenção nas empresas  e o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas no local de trabalho no contexto atual da segurança pública / institucional”.
                       Debatedores: Dr. Marcos Zaleski
                                                 Ten.Cel. Carlos Alberto de Araujo Gomes Jr.
16h – 16h – Perguntas aos palestrantes
16h50 – 17h – Encerramento / DERH
 
Currículo: Tenente-coronel Carlos Alberto de Araujo Gomes Jr

- Oficial da Polícia Militar de Santa Catarina formado em 1987.
- Atuou no início da carreira em Joinville, onde comandou o Grupo de Resposta Tática (unidade de intervenção em situações de alto risco) e o pelotão de Paramédicos, uma das primeiras unidades de atendimento pré-hospitalar de SC.
- Em Florianópolis, atuou no Corpo de Bombeiros, onde coordenou programas na área de atendimento pré-hospitalar, resgate veicular e combate a incêndio, no Centro de Ensino da Polícia Militar, na Defesa Civil Estadual, onde foi gerente de resposta a desastres, no Estado-Maior Geral, órgão colegiado de assessoria ao Comando Geral da PMSC. Atuou também em missões do Governo Federal no Rio de Janeiro e Pará (missões do Ministério da Justiça) e na Serra Fluminense (missões do Ministério da Integração Nacional). Com formação na área de desastres e emergências em diversos países como EUA, Colômbia, Argentina e Chile, participou da Comitiva Brasileira que definiu a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (Marco de Hyogo) no Fórum Mundial da ONU no Japão e atua como pesquisador no Centro Universitário de Estudos Sobre Desastres, da UFSC, onde produziu diversos materiais de referência para a gestão de desastres utilizados em nível nacional.
- Foi um dos criadores do Programa de Gerenciamento do Estresse Profissional e Pós-traumático da PMSC (Progesp), onde atuou como voluntário durante 10 anos, tanto em ações educativas como em intervenções em crise. 
- Atualmente exerce o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar responsável pela segurança do Centro, Sul e Leste da Ilha de Santa Catarina.

Currículo: Dr. Marcos Zaleski

- Médico Psiquiatra e Pesquisador do Instituto Nacional de Políticas Públicas de Álcool e Drogas (Inpad)
- Pós- graduado em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
- Mestre em Farmacologia do Sistema Nervoso Central pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)
- Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

O Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos
Todos os anos, em 26 de junho, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) prepara uma campanha internacional de prevenção às drogas para contribuir no desenvolvimento socioeconômico de países. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques