menu

Conselheiro Herbst e servidores da DLC, do TCE/SC, participam de evento nacional de obras públicas

seg, 29/04/2013 - 18:02

O vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Luiz Roberto Herbst, e os auditores fiscais de controle externo Pedro Jorge Rocha de Oliveira, Alysson Mattje, João Roberto de Sousa Filho, João José Raimundo e Marivalda May Michels Steiner  — da Diretoria de Controle de Licitações e Contratações (DLC) — representarão o TCE/SC no XV Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), que será realizado entre 13 e 17 de maio, no Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE/ES). O evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e do TCE/ES (Saiba mais 1, 2 e 3).

 

A partir da discussão do tema central "Obras Públicas: compatibilizando qualidade, prazo e preço", será ressaltada a necessidade de valorização do controle de obras públicas e integração interinstitucional. De acordo com os organizadores, a ideia é dar continuidade às ações já empreendidas nos eventos anteriores, com debates acerca de experiências internacionais, vinculando-as às peculiaridades locais. O público-alvo são servidores e dirigentes dos Tribunais de Contas e dos diversos órgãos de controle envolvidos com obras públicas dos governos federal, estaduais e municipais, bem como profissionais dos setores público e privado que exerçam fiscalização, gestão ou execução desse tipo de empreendimento.
 

A meta é reunir cerca de 600 representantes dos diversos órgãos que atuam no controle de obras públicas com vistas a aperfeiçoar as atividades de auditoria nessas obras, em especial reforçando as ações em rede, e defender o planejamento de obras e a sustentabilidade como bases para as políticas públicas. Palestrantes e painelistas vão debater assuntos relacionados ao controle e à fiscalização de obras públicas e que são do interesse de gestores públicos e da sociedade em geral. Segundo a organização do evento, a apresentação das conferências, debates e trabalhos técnicos será orientada para que seja direcionada para contribuir com o desenvolvimento de técnicas, métodos de controle e auditorias relacionadas às obras públicas.
 

Durante esta edição, também será realizada a 3ª Oficina Internacional. Especialistas de outros países irão relatar experiências internacionais em controle e fiscalização de obras públicas e proporcionar ao público-alvo acesso a exposições de modernas técnicas e soluções de engenharia. 
 

Entre os apoiadores do XV Sinaop, estão a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas de Municípios (Abracom). Os auditores fiscais de controle externo do TCE/SC, Pedro Jorge Rocha de Oliveira e Alysson Mattje, diretor técnico e administrativo do Ibraop — Biênio 2013/2014 —, respectivamente, compõem a comissão organizadora do evento.

 

Saiba Mais 1: O Ibraop

É uma sociedade civil de direito privado, sem fins econômicos, formada por profissionais de nível superior inscritos nos respectivos Creas, e que atuam na área de auditoria de obras e serviços de engenharia da administração pública.
 

O Instituto surgiu na quinta edição do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (V Sinaop), que vinha sendo realizado anualmente por iniciativa dos profissionais envolvidos na auditoria de obras públicas dos Tribunais de Contas do país. Sua criação veio formalizar e solidificar as atividades voltadas ao aprimoramento profissional na área, principalmente por meio de troca de experiências.
 

A sede do Ibraop é itinerante, dependendo da cidade onde trabalha seu presidente.

São objetivos da entidade:

- congregar profissionais da área de auditoria de obras públicas;

- promover o desenvolvimento, elaborar ou validar metodologias, critérios, técnicas e procedimentos que visem aprimorar a auditoria na área da engenharia;

- prestar apoio técnico aos Tribunais de Contas;

- manter intercâmbio institucional com Tribunais de Contas, órgãos de Controle Interno, Confea, Creas, ABNT e outros correlatos;

- apoiar a realização do Sinaop.

 

Saiba Mais 2: O Sinaop

Os Simpósios Nacionais de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop) são realizados desde 1996, com o apoio dos Tribunais de Contas brasileiros e em parceria com outras instituições. São eventos de grande porte que se tornaram a principal referência na produção técnica e científica em auditoria de obras públicas no Brasil.
 

Reúnem profissionais que atuam no controle externo, no controle interno e, mesmo, na própria execução das obras públicas, sendo reconhecido no cenário nacional do setor, como de importância significativa na discussão, na troca de experiências e no encaminhamento de soluções relativas aos diversos temas abordados.
 

O público-alvo são dirigentes e técnicos de Tribunais de Contas, de entidades fiscalizadoras e seus jurisdicionados, além de outros profissionais vinculados ao sistema Confea/Creas.

 

Saiba Mais 3: Eventos já realizados

• I Sinaop – Brasília, 1996, TCU;

• II Sinaop – Recife, 1997, TCE/PE;

• III Sinaop – Belo Horizonte, 1998, TCE/MG;

• IV Sinaop – Goiânia, 1999, TCE/GO;

• V Sinaop – Salvador, 2000,TCE/BA (Fundação do Ibraop);

• VI Sinaop – Florianópolis, 2001,TCE/SC;

• VII Sinaop – Brasília, 2002,TCU;

• VIII Sinaop – Gramado, 2003,TCE/RS;

• IX Sinaop – Rio de Janeiro, 2004,TCE/RJ;

• X Sinaop – Recife, 2005,TCE/PE;

• XI Sinaop – Foz do Iguaçu, 2006, TCE/PR;

• XII Sinaop – Brasília, 2008, Senado Federal e Atricon;

• XIII Sinaop – Porto Alegre, 2010, TCE/RS;

• XIV Sinaop – Cuiabá, 2011,TCE/MT.

Fonte: Site do TCE/ES

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques