O trabalho de catadores de materiais recicláveis no aterro sanitário de Jardim Gramacho, periferia do Rio de Janeiro é o fio condutor da história contada no documentário “Lixo Extraordinário”, que será exibido durante a Semana do Meio Ambiente. Serão duas sessões, no auditório, abertas a servidores, estagiários, terceirizados e integrantes de instituições públicas convidadas. A primeira, no dia 5/6 (terça-feira), às 9h50, e, a segunda, no dia 6/6 (quarta-feira), às 16h20. Antes de cada exibição, será feita uma exposição sobre o Projeto Sustentabilidade no TCE/SC, pelo Grupo de Trabalho.
Filmado entre agosto de 2007 e maio de 2009, o filme mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz no aterro sanitário de Jardim Gramacho. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. “No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano”, diz trecho da sinopse, disponível em http://www.lixoextraordinario.net/.
“Lixo Extraordinário” é uma coprodução do Brasil e Reino Unido e foi dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, os dois últimos brasileiros. Vencedor de prêmios nos festivais de Sundance (EUA) e Berlim (Alemanha) em 2010, foi indicado ao Oscar/2011 de melhor documentário.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies