menu

Tribunal de Contas dá prazo para que municípios apresentem plano de combate à dengue. E sistemas de inteligência artificial do Tribunal são destaque em evento nacional

qua, 29/05/2024 - 16:19

(OUÇA)

VINHETA TCE INFORMA

LOCUTOR: Até a próxima semana, 82 municípios catarinenses devem apresentar os planos de contingência de combate à dengue. A determinação é do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que autuou processo no mês de fevereiro para fiscalizar a atuação das administrações municipais e do Estado no enfrentamento da proliferação do mosquito transmissor.

Se os planos não forem apresentados no prazo estipulado, os gestores responsáveis poderão ser multados. A lista destes 82 municípios está no Portal do TCE/SC. Eles não apresentaram os planos em fevereiro, quando a Corte de Contas realizou um levantamento para verificar a situação nos 295 municípios catarinenses. Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), os casos prováveis de dengue aumentaram 188% em 2024.

O relator do processo no TCE/SC, conselheiro Luiz Eduardo Cherem, alertou que o Estado e o Ministério da Saúde já repassaram milhões de reais para os municípios catarinenses para o enfrentamento da dengue. E que é dever do Tribunal de Contas exigir a elaboração e implementação dos planos de contingência.

SINAL SONORO

LOCUTOR: As ferramentas de inteligência artificial implantadas pelo Tribunal de Contas ganharam destaque nacional. Os sistemas VigIA e GuIA, desenvolvidos TCE/SC com o uso de modernas tecnologias de inteligência artificial (IA), foram eleitos entre os seis finalistas ao prêmio Case de Sucesso da área de Governo do Brasil. A seleção ocorreu durante o CIO Brasil Gov 2024, realizado nos dias 22 e 23 de maio, em Florianópolis.

Os sistemas atuam na identificação de irregularidades em editais, de forma objetiva e precisa, no mesmo momento em que o procedimento ocorre.

A apresentação das ferramentas no evento foi feita pelo assessor de Governança Estratégica e Tecnologia da Informação (Aget), do TCE/SC, Jairo Wensing, que também coordena o Comitê de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC).

Na oportunidade, ele afirmou que a iniciativa contribui para o fortalecimento do objetivo do TCE/SC, de ser o Tribunal da Boa Governança Pública, e que os projetos ajudam até mesmo os gestores, pois evitam problemas na contratação pública.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 02’43”
 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques