menu

Convênio cria o Programa de Inovação Aberta no TCE/SC e no Ministério Público de Santa Catarina

sex, 10/02/2023 - 16:11

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

LOCUTOR: O Programa de Inovação Aberta do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em convênio com o Ministério Público (MPSC) e a Acate, Associação Catarinense de Tecnologia, foi lançado nesta quinta-feira, dia 9. O objetivo da parceria é aprimorar os serviços oferecidos pelos dois órgãos de controle à sociedade, por meio de soluções que serão propostas por startups.

Esta é mais uma das ações de inovação que já estão sendo executadas pelo TCE/SC e Ministério Público. No Tribunal de Contas foi desenvolvido o projeto InovaTCE, que tem como eixos norteadores pessoas, processos e tecnologia, resultando na criação do Comitê Gestor da Inovação do Tribunal de Contas, da Política de Inovação e do Lince, o Laboratório de Inovação do Controle Externo.

O TCE catarinense é o primeiro Tribunal de Contas do Brasil a integrar o ecossistema de inovação aberta para a solução de desafios voltados ao aperfeiçoamento das suas atividades.

No Ministério Público, as ações estão sendo colocadas em prática por meio do Laboratório de Inovação (iMPulsoLAB). Uma delas é a aplicação de um questionário aos colaboradores para medir a cultura de inovação da instituição e encontrar eventuais problemas que possam ser solucionados pelas startups.

Para o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, essa é uma mudança de paradigma que é fundamental para a busca de soluções que vão além da força de trabalho no setor público.

Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Jr.
Essa iniciativa está alinhada com aquela filosofia de um novo paradigma do controle, um controle indutor de boas práticas que estimulem a inovação. E vale destacar que essas ações vão ao encontro do previsto na Emenda Constitucional número 85 de 2015, que estabelece que o Estado deve estimular a formação e o fortalecimento da inovação nas empresas, bem como, dos demais entes, tanto públicos como privados.

Locutor: O presidente Adircélio ainda destacou que o convênio prevê um período de desenvolvimento antes da eventual aquisição das ferramentas de inovação que serão apresentadas.

Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Jr.
Com o programa, as duas instituições buscarão unir forças com o ambiente de inovação catarinense e aprimorar os serviços prestados à sociedade. O programa do Ministério Público terá duração de dezoito meses, e o da nossa instituição, o Tribunal de Contas, doze meses. Período no qual a Acate vai estimular startups a resolverem desafios enfrentados pelas instituições. No fim as instituições poderão contratar as soluções elaboradas pelas startups.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 02’40”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques