menu

TCE/SC lança o Laboratório de Inovação do Controle Externo

sex, 01/07/2022 - 17:03

VINHETA TCE INFORMA 
 

(OUÇA
 
LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), lançou na tarde desta quinta-feira, dia 30, o Lince, o Laboratório de Inovação do Controle Externo. A apresentação foi realizada no auditório principal da Corte de Contas, em um evento presencial e transmitido pelo canal do YouTube da Instituição. 

Essa iniciativa do TCE/SC é mais uma ferramenta que está ligada diretamente à busca pela eficácia e eficiência no controle dos recursos públicos, que é a principal atribuição da Corte de Contas.  

Participaram da cerimônia, membros e servidores do TCE/SC, do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Governo do Estado e Assembleia Legislativa. 
O Lince é uma unidade do Tribunal de Contas que foi instituída em abril deste ano por meio de uma portaria regulamentando o Laboratório de Inovação do Controle Externo, que está vinculado ao Comitê de Inovação do Tribunal, e tem como diretrizes a integração entre tecnologia, processos e pessoas. 

Tem como meta o incentivo ao compartilhamento de informações e experiências, o estímulo à criatividade, à transparência e à comunicação. Também visa a colaboração interinstitucional e com a sociedade e a realização de trabalho multidisciplinar. 

Uma das competências do Lince é o desenvolvimento de processos para seleção de projetos, envolvendo instituições de pesquisas, startups e empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A instituição do laboratório que funciona no 1º andar do bloco A do edifício-sede da Corte de Contas, em Florianópolis, é uma das ações do InovaTCE, iniciativa incluída no Plano de Ação do Tribunal de Contas para os exercícios de 2021 e 2022.

Em seu pronunciamento durante o evento, o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, falou que o setor público não pode ficar alheio à inovação.    

Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior
A Inovação aqui no Tribunal de Contas está baseada em três pilares: pessoas, processos e tecnologia. Então a partir desses três pilares nós temos procurado inserir o Tribunal de Contas nesse processo de transformação digital que é uma realidade na nossa sociedade e nós não podemos ficar alheios a esse processo. De forma que a gente consiga, de mãos dadas contribuir para a disseminação da cultura da Inovação dentro do serviço público. Vejo que muitas vezes o gestor não inova com receio do controle, e o controle, muitas vezes, não só inibe a Inovação como também deixa de fomentar. Então o controle tem que pensar no seu papel na sua participação dentro desse contexto. Nós temos que ser órgãos incentivadores da Inovação dentro serviço público.

Locutor: O Assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação do TCE/SC, Jairo Vensing, destacou o caráter transformador da inovação no âmbito do serviço público.

Sonora Jairo Vensing
Inovação no Tribunal de Contas não é um modismo, é um desafio, uma necessidade, é quase que uma obrigação. Inovação não é somente da escassez ou da abundância. Precisa ter visão, precisa ter essa necessidade e esse desejo de mudar. A gente idealizou uma transformação cultural, uma transformação digital e uma transformação de processo buscando agilidade e simplicidade. Então a gente buscou engajar pessoas dentro do Tribunal de Contas, acabamos envolvendo 77 servidores que de uma forma bastante transversal, participativa e colaborativa desenvolveram esse projeto.

Locutor: Uma das integrantes do Laboratório de Inovação do Controle Externo do TCE/SC, é a servidora Márcia Roberta Graciosa, que apresentou na prática como o Lince vai funcionar. 

Sonora Márcia Roberta Graciosa 
O laboratório é um Hub. A gente quer conectar. A gente vai identificar problemas, conectar pessoas, processos, tecnologias para encontrar soluções inovadoras. De que forma?  Trabalho colaborativo proporcionando um ambiente em que a gente possa desenvolver a nossa criatividade de forma multidisciplinar. Quanto mais diferentes as experiências, quanto mais pessoas de experiências e know how diferente a gente conseguir fazer com que participe de um projeto, mais ideias inovadoras vão surgir. E não podemos esquecer que a nossa premissa principal para esse laboratório é ter o foco nas pessoas. Porque a Inovação ela não necessariamente é só tecnologia, ela tem um conceito muito mais amplo. Essa percepção a gente pode sentir nos nossos servidores, acho que estamos bem alinhados com relação a isso.

Locutor: A coordenadora do laboratório, Tatiana Custódio, explicou que o conceito de inovação foi debatido com mais da metade dos mais de 400 servidores do Tribunal de Contas, e que a comunicação é vital para a melhoria da entrega dos serviços do TCE/SC para a sociedade.  

Sonora Tatiana Custódio
Nós percebemos que, de forma geral, os nossos servidores entendem que a Inovação é feita com boa comunicação. Existem lugares que eles apontaram que isso já estava presente, então o que a gente precisa fazer, é fazer com que isso chegue a todas as unidades do tribunal. A gente pode deixar de ter o papel de espectador, e começar a atuar em prol do tribunal, em prol de nós mesmos, em prol de entregar melhores serviços para as pessoas, em prol de a gente se comunicar melhor.

Locutor: O evento de lançamento do Lince também contou com a palestra de Jotapê Malara, da Startup de Educação New School, que falou sobre Aprendizagem e o Impacto da Vida e uma mesa redonda sobre as experiências dos laboratórios de inovação nos demais poderes de Santa Catarina. Toda a programação do evento está disponível no canal do Youtube do Tribunal de Contas.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 06’09”

Áudio
Lince - Acom_0.mp3 (5.65 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques