menu

Sessão especial marca a comemoração dos 65 aos do TCE/SC

qui, 05/11/2020 - 13:59

VINHETA TCE INFORMA

 

(OUÇA)

 

Locutor: Dezenas de autoridades estaduais e nacionais, acompanharam a sessão especial telepresencial, realizada na tarde desta quarta-feira para comemorar os 65 anos do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).

Criado em 4 de novembro de 1955 pela Lei Estadual 1.366, o TCE/SC é responsável pelo controle das contas públicas do Estado e dos 295 municípios catarinenses.

Comandada pelo presidente da Corte, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, a sessão especial transmitida pelo canal do Tribunal no YouTube, marcou o lançamento do selo comemorativo dos 65 anos. O selo retrata a trajetória do TCE/SC, enfocando a linha do tempo inspirada na arquitetura das fachadas das sedes que abrigaram a Corte e acompanha a concepção gráfica da logomarca oficial.

Ele será adotado por todas as unidades da Instituição até 3 de novembro de 2021, data que encerra o período alusivo aos 65 anos.

Na cerimônia, o presidente Adircélio também fez o pré-lançamento do novo Portal do TCE/SC da internet. Com previsão de entrar no ar até o final deste mês, o Portal foi concebido após um pesquisa que reuniu sugestões de representantes de vários setores da sociedade.

Além de trazer novas ferramentas ampliando a capacidade de pesquisa para todo cidadão, o site faz uma reorganização de conteúdos, adota as boas práticas de acessibilidade e traz as adequações com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Na sessão especial para comemorar os 65 anos, o Tribunal de Contas também apresentou a Medalha de Mérito Funcional a 178 servidores da Corte. Devido às restrições impostas pela pandemia, a condecoração foi simbólica. Os homenageados vão receber a medalha em data a ser definida com segurança e respeitando as orientações sanitárias.

Na comemoração do aniversário, o Tribunal ainda inaugurou a exposição permanente “Casa dos Contos”, produzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que faz uma narrativa histórica sobre as instituições responsáveis pelo controle de contas, iniciado em Portugal até chegar no Brasil, desde os tempos coloniais, passando pela monarquia brasileira até a República. A exposição ocupa mais de 126 metros quadrados do hall de entrada do TCE/SC em direção ao Plenário.

 

(BG CORAL 01)

 

A sessão especial ainda contou com a participação do Coral Hélio Teixeira da Rosa, formado por servidores da Corte de Contas catarinense, que apresentaram as músicas Sementes do Amanhã, de Gonzaguinha, e Canta, canta minha gente, de Martinho da Villa.

Fundado em 2002, o coral leva o nome do maestro e pesquisador da música catarinense. Hélio Teixeira da Rosa também foi servidor do TCE/SC

 

(BG CORAL 02)

 

Locutor: Em sua manifestação durante a cerimônia, o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, falou sobre a relevância da Corte para a sociedade.

 

 Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior

A celebração do aniversário do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, tem lugar como uma forma de enaltecer o nosso passado, mas também de compartilhar ideias sobre o presente e o futuro da nossa Instituição. O TCE/SC vem se reinventando continuamente com o fim de contribuir cada vez mais com o aprimoramento da gestão pública e de entrar numa nova era, não apenas como tribunal de contas naquela acepção aritmética, mas como um autêntico e legítimo tribunal da governança pública.

 

VINHETA TCE INFORMOU

 

Tempo: 04’00”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques