menu

TCE/SC é pioneiro no país na criação de uma Política de Inovação

ter, 27/04/2021 - 18:35

VINHETA TCE INFORMA 
 
 
(OUÇA
 
 
LOCUTOR:  O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) publicou na segunda-feira (26/4), no Diário Oficial Eletrônico (DOTC-e), a resolução que institui, de forma pioneira no país, a Política de Inovação na Corte de Contas catarinense. 

O objetivo é construir um ambiente organizacional que tenha a inovação como um dos pilares para o desenvolvimento profissional e o aprimoramento das atividades institucionais do TCE/SC. Foram definidas diretrizes para facilitar a adoção de práticas inovadoras na organização e no relacionamento com os públicos interno e externo e aprimorar os serviços prestados. 

Além de estimular a boa administração e a governança pública, a resolução ressalta a importância de se ter o cidadão como foco, e o estímulo à criação dentro da Instituição, num ambiente criativo e colaborativo. 

O presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, salientou que a maior qualidade, eficácia, eficiência e efetividade do Tribunal passa pelo incentivo à simplificação e à flexibilização de procedimentos. 

Ele destacou que as atividades da Instituição estão baseadas em três pilares: o desenvolvimento profissional dos servidores, o aprimoramento de processos e procedimentos com a adoção de métodos ágeis e o uso de recursos tecnológicos para elevar a qualidade e a celeridade da atuação do Tribunal de Contas. 

O próximo passo para efetivar a Política de Inovação é a criação de um comitê, com caráter deliberativo, para estruturar e orientar a operacionalização dos instrumentos e dos processos necessários para a implantação. O Comitê de Inovação (CITC) será integrado por pelo menos 13 áreas da Corte de Contas e vai regulamentar o funcionamento do Laboratório de Inovação do TCE/SC. 

Segundo o assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação, Jairo Wensing, o comitê vai formular, aprovar, coordenar e acompanhar os projetos e as ações que irão compor o Programa InovaTCE, garantindo o alinhamento com o Planejamento Estratégico do Tribunal. 

O Projeto Normativo que instituiu a Política de Inovação no TCE/SC teve como relator o conselheiro Luiz Eduardo Cherem. Cerca de 60 servidores se envolveram na elaboração dessa política, que teve como base o modelo adotado no Tribunal de Contas da União (TCU), que reconheceu a busca pela inovação como elemento essencial de sobrevivência do setor público. 
 
VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 02’35”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques