menu

TCE/SC julga quase 2,5 mil processos em ambiente virtual e telepresencial durante a pandemia

seg, 26/04/2021 - 16:26

VINHETA TCE INFORMA 
 
 
(OUÇA
 
 
LOCUTOR:  O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) completou na quinta-feira, dia 22, um ano da primeira sessão do Pleno em formato telepresencial. A medida, juntamente com a implantação das sessões virtuais, em 25 de março de 2020, viabilizou o julgamento de 2.486 processos, cujas decisões foram proferidas em 97 sessões. 47 foram telepresenciais e 50 virtuais.

A implantação do ambiente virtual para a realização das sessões plenárias integra um conjunto de providências adotadas pelo TCE/SC para viabilizar as atividades da Instituição, após a declaração da situação de pandemia de Covid-19, em 11 de março de 2020, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Entre as medidas visando a funcionalidade da Corte e a preservação de seus membros e quadro de pessoal, está a criação do Comitê de Preservação ao Coronavírus que, diante do agravamento da crise sanitária naquele momento, suspendeu prazos processuais, fechou o protocolo presencial, restringiu o acesso de público e suspendeu as atividades externas da Corte de Contas.

Nesse período, a área de tecnologia da informação viabilizou ferramentas para assegurar o trabalho dos servidores à distância, disponibilizando equipamentos, serviço de suporte e orientação para o acesso remoto por meio da plataforma Office 365.

Também foram viabilizados recursos tecnológicos para o início das sessões virtuais e telepresenciais, estas últimas por meio de videoconferências, com a possibilidade de transmissão de arquivos de som e imagem em tempo real.

Para os órgãos e entidades sob a fiscalização do Tribunal de Contas, foram abertos canais de comunicação para atendimento e resposta às dúvidas dos gestores. Os eventos de capacitação e orientação foram mantidos em ambiente virtual. Um deles foi o Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal que, entre outros webnários realizados, foi transmitido pelo canal do YouTube do TCE/SC, com expressiva participação.

Na avaliação do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, a realização de quase 2.500 julgamentos por teleconferência demonstram que as ferramentas de tecnologia da informação e os investimentos realizados na área asseguram a continuidade das ações da Corte de Contas e sinalizam que, no futuro, o controle externo será cada vez mais exercido em ambiente digital.
 
 
VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 02’48”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques