menu

Presidente do TCE/SC reforça importância do jornalismo para a liberdade de pensamento e para a democracia

ter, 07/03/2023 - 20:56
Imagem mostra em primeiro plano, à direita, o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, durante discurso. Ao fundo, plateia que esteve no Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo.

A defesa da liberdade de expressão de pensamento, da liberdade de imprensa e da democracia marcou a fala do presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Herneus De Nadal, na entrega do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo na noite desta terça-feira (7/3), no auditório do TCE/SC em Florianópolis. Ressaltou ainda em seu discurso a valorização do jornalismo profissional desenvolvido pelas entidades que organizaram a premiação e destacou a importância de se combater notícias falsas, o que considerou como uma ameaça ao estado democrático de direito. 

“Atualmente, com a profusão de canais e da imensa oferta de informações disponibilizadas todos os dias, o desafio maior talvez seja ter a sabedoria de entender a necessidade de filtrar, separar o que é relevante daquilo que busca apenas nos manipular, enganar e desinformar. Por essa razão, valorizar o jornalismo profissional, como fazem a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), é, além de uma iniciativa louvável, indispensável para o fortalecimento da nossa democracia e das nossas instituições”, declarou o presidente. 

O presidente do TCE/SC também abordou os desafios da comunicação institucional e lembrou que o Tribunal foi um dos organizadores do Primeiro Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, que teve como objetivo maior debater as formas de comunicação mais eficientes com a sociedade. “Isso porque temos a convicção de que as pessoas têm o direito de serem informadas sobre as atribuições, ações e realizações de todos os órgãos da administração pública, para que possam exercer plenamente sua cidadania,” afirmou De Nadal. 

Para a presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Deborah Almada, os jornalistas precisam estar preparados para as mudanças constantes que a profissão apresenta, como novas formas de pesquisa e até de apresentação de conteúdo. “No jornalismo, essa discussão deve ser feita sem deslumbramento, mas também sem temores infundados. O medo do novo pode levantar resistências à mudança e provocar a perda de oportunidades de aperfeiçoamento essenciais até para quem precisa se manter no mercado”, avaliou. Deborah Almada salientou a importância da essência do jornalismo: “Não será a tecnologia que vai manter o repórter como protagonista da arte de contar boas histórias. Isso depende de cada indivíduo – e pouco tem a ver com inovação”. 

A premiação 

O Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo está na segunda edição e foi criado para valorizar o bom jornalismo praticado no Estado e para reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação que atuam em Santa Catarina. Nesta edição, o homenageado foi o jornalista Osmar Schlindwein, que recebeu condecoração no palco. Também foram lembrados os nomes dos jornalistas Susana Naspolini, Frank Maia, Carlos Fehlberg, Carlos Damião, Luiz Mendes e Breno Maestri, falecidos recentemente. 

 

Confira os vencedores por categoria 

Jornalismo Universitário - "Vivemos Aqui" 

Kevin Eduardo, Pedro Novais, Kérley Winques, Noah Rosa e Lucas Leoni, da Faculdade Ielusc.  

Fotojornalismo - "Reflexo do Brasil 2022" 

Ricardo Wolffenbüttel, com o trabalho publicado pela Secretaria da Comunicação do Estado de Santa Catarina.  

Jornalismo Visual - "O mapa do Plano Diretor de Florianópolis" 

Lorenzo Dornelles e Fábio Abreu, publicado pelo jornal ND. 

Áudio - "Lixo Eletrônico: O desafio do século" 

Marcelo Santos, veiculado pela Rádio Catarinense FM.  

Vídeo - "Povo Xokleng luta para salvar as Araucárias em Santa Catarina" 

Juan Todescatt, Mateus Castro, Maurício Veloso, Sofia Dietmann, Rafael Thomé, Luan Santiago e José Carlos Carmo, veiculado pela NSC TV. 

Texto - "Separadas, as mães de Blumenau" 

Talita Catie, Bianca Bertoli, Augusto Ittner, Patrick Rodrigues e Ciliane Pereira, veiculado pela Jornal de Santa Catarina 

Cooperativismo - "SC + Cooperativismo" 

Eduarda Demeneck, Carolina de Assis, Adriano Da Nahaia, Ana Cristina Machado, Evandro Zucatti, Gabriel Guimarães, Harleson Libório, Juliano Zanotelli, Lucas Bello, Osmar Lucas, Otavio Brasiliense e Willian Sabino, publicado pela NSC TV.  

Crédito foto: Guto Kuerten, Acom, TCE/SC 

Acompanhe o TCE/SC: 

www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc 
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques