menu

Pesquisa busca conhecer a percepção dos cidadãos sobre corrupção

qui, 26/01/2023 - 18:34
Banner em fundo claro. Ao lado esquerdo, o texto “Pesquisa sobre corrupção”. Abaixo, a logo das entidades Olacefs e CTCT. No lado direito, o desenho de 3 pessoas (2 mulheres e um homem) que apontam para o desenho que simula uma página de um questionário. A mulher da esquerda segura uma lupa.

Conhecer a percepção dos cidadãos dos países a América Latina sobre o fenômeno da corrupção é o objetivo da pesquisa on-line “Consulta Cidadã”, lançada pela Comissão Técnica de Combate à Corrupção Transnacional, da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS). A consulta pode ser respondida até o dia 31 de janeiro e tem o apoio da Rede de Controle da Gestão Pública, da qual o Tribunal de Contas de Santa Catarina faz parte.
O resultado da pesquisa servirá de subsídio para a construção da política regional para a prevenção e combate à corrupção da OLACEFS. 
Dentre as perguntas do questionário está a forma como são percebidas determinadas condutas no dia a dia. Neste ponto, solicita-se que se avalie a gravidade (numa escala de 0 a 5) de alguns atos, como o aceite de dinheiro por parte de um funcionário para acelerar um procedimento ou serviço; o uso da mentira para obtenção de algum benefício do governo; o favorecimento de um familiar ou amigo por parte de autoridade ou funcionário, entre outros.    
A consulta também busca verificar quais são, na percepção do cidadão, as áreas mais vulneráveis à corrupção. O formulário identifica diversas áreas, como por exemplo, “compras e abastecimento”, “contratação de pessoal”, “entrega de benefícios sociais”, “construção de infraestrutura”, entre outras, e dentre estas o entrevistado deve escolher três alternativas, podendo ainda citar outras, preenchendo campo específico.
Da mesma forma, é perguntado quais setores são mais vulneráveis à corrupção, devendo a pessoa selecionar três alternativas entre “Governos locais”; “Meio ambiente’, “Educação”, “Saúde”, “Forças Armadas e de Ordem”, “Empresas Públicas e Sociedades do Estado”, “Emprego Público” e “Governos regionais e/ou federais”, ou outros, mencionados pelo cidadão.
Há ainda uma pergunta se o entrevistado já presenciou algum ato de corrupção, se o denunciou e, caso negativo, qual o motivo da omissão. 
A pesquisa é anônima, não solicitando qualquer dado que possa identificar a pessoa, a não ser questões genéricas, como idade, gênero, nacionalidade, grau de instrução, entre outros.
 

Acompanhe o TCE/SC 
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques