menu

Ex-presidente do TCE/SC é homenageado com a comenda “Thiers Montebello”, do CNPTC

qui, 02/03/2023 - 18:32
Foto com os conselheiros Thiers Montebello (à esquerda) e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (à direita), em primeiro plano. Eles estão em pé e mostrando o certificado da Comenda. Ao fundo, outros conselheiros.

A atuação do conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, ex-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), na diretoria do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), no biênio 2021-2022, e a sua contribuição para o fortalecimento e para a evolução do Sistema de Controle Externo foram motivo de homenagem durante a sessão solene de transmissão de cargos do CNPTC, nesta quinta-feira (2/3), na cidade de Salvador (BA). No evento, que fez parte da programação do VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, foi representado pelo vice-presidente, conselheiro José Nei Alberton Ascari. 

O ato foi o último realizado pelo conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM/GO), à frente da Presidência do Conselho. No período em que integrou a diretoria da entidade representativa, o conselheiro Adircélio exerceu a Vice-Presidência. Ele foi agraciado com a comenda “Thiers Montebello”, junto com outros seis integrantes de tribunais de contas (TCs), também pelo exercício de ações relevantes e de interesse da coletividade, com repercussão para o aprimoramento da Administração Pública. “É uma honra este reconhecimento do CNPTC, um órgão importante, que fala pelas instituições e que representa os 33 Tribunais de Contas”, enfatizou o ex-presidente e atual corregedor-geral do TCE/SC. 

A medalha e o diploma foram entregues pelo conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro que dá nome à honraria. Para Thiers Montebello, dar o nome a uma medalha outorgada pelos Tribunais de Contas “é uma honra muito grande”. Também receberam a comenda os ex-presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (2018-2021), e do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiros Ivan Lelis Bonilha (2018-2019) e Sebastião Helvécio Ramos de Castro (2014-2017); os atuais presidentes da Atricon e do IRB, conselheiros Cezar Miola (2022-2023) e Edilberto Carlos Pontes Lima (2022-2023), respectivamente; além do ex-presidente do CNPTC, conselheiro Edilson de Sousa Silva. 

Ao abrir a sessão solene, o conselheiro Joaquim de Castro Neto agradeceu a parceria com o IRB, com a Atricon e com os presidentes dos TCs. Na oportunidade, foi entregue o relatório das atividades realizadas de 2020 a 2022 — no primeiro ano, o conselheiro Adircélio ocupou o cargo de secretário-geral.  

Na condição de representante do presidente Herneus De Nadal, o conselheiro José Nei Ascari cumprimentou a diretoria que encerrava a gestão, “pelo brilhante trabalho”, e desejou, ao novo presidente, “sucesso na empreitada”. “A missão é árdua, mas tenho certeza de que será frutífera para o Sistema Tribunais de Contas”, afirmou. 

A nova diretoria do CNPTC para o biênio 2023-2024 é formada pelos conselheiros Luiz Antônio Guaraná (presidente), Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun (vice-presidente) e Michel Houat Harb (secretário-geral). 

 

Foto: Geovana Ferreira (IRB). 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques