menu

Em sua primeira sessão como presidente, Herneus reafirma compromisso do TCE/SC com a excelência e a modernidade da gestão

qui, 16/02/2023 - 18:42
Banner horizontal com imagem da sessão plenária de hoje (16/2). Na foto, estão o presidente, conselheiro Herneus de Nadal, ao centro, e os demais conselheiros nas laterais. No canto superior esquerdo, há o título “Primeira sessão plenária da atual gestão” destacado sobre um retângulo vermelho. No canto inferior direito, a logomarca do TCE/SC na cor branca.

“O mandato que se inicia representa a continuidade da excelente gestão que nos antecedeu, sempre avaliando o nosso desempenho do dia a dia, e possibilitando a conexão interna e externa para dar as respostas que a comunidade espera e aguarda de todos nós”. Essas foram as palavras registradas pelo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Herneus De Nadal, em sua primeira sessão plenária na condição de dirigente da Instituição, na tarde desta quinta-feira (16/2).  

A sessão extraordinária, realizada em formato híbrido telepresencial, contou com a participação de todos os membros do Pleno, entre conselheiros e conselheiros substitutos. 

Após agradecer a presença do grande público que prestigiou a solenidade de posse, no dia 13 de fevereiro, “desde as maiores autoridades até às pessoas mais simples”, o presidente Herneus disse que o TCE/SC vive um momento importante, “de portas abertas à sociedade, direcionado para a governança pública, sem descurar de seu compromisso fiscalizatório e punitivo, quando necessário”. 

Herneus enalteceu o trabalho desenvolvido pelo conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e por todos os ex-presidentes, entre os quais, os conselheiros Wilson Rogério Wan-Dall, Luiz Roberto Herbst, César Filomeno Fontes e Luiz Eduardo Cherem, que ainda compõem o Pleno da Corte de Contas. “Todos contribuíram para que o nosso Tribunal seja hoje um órgão dinâmico, atualizado aos novos dias e preparado para os desafios que se apresentam”, salientou.  

Durante a sessão, o vice-presidente, conselheiro José Nei Ascari, cumprimentou o novo presidente e afirmou que vai ajudá-lo na continuidade das ações para o fortalecimento da Instituição. “Tenho certeza de que o conselheiro Herneus, imbuído da sua determinação, do seu comprometimento, da sua capacidade e da sua vontade de realizar, vai fazer uma gestão marcante, sempre com apoio indispensável dos demais conselheiros e conselheiros substitutos, servidores, colaboradores e com a parceria importante do Ministério Público de Contas”, pontuou. 

Ascari também cumprimentou o conselheiro Adircélio pelo trabalho, pelas ações e pelos projetos implementados que fortaleceram o Tribunal de Contas e aumentaram sua interação com as unidades fiscalizadas. “Mudam as pessoas de postos, mas a estratégia e o propósito da direção superior deste Tribunal continuarão os mesmos”, concluiu.  

Para o conselheiro Luiz Eduardo Cherem, os próximos dois anos serão de “um Tribunal profícuo e cheio de realizações como foram os quatro anos do conselheiro Adircélio”. Cherem salientou que a sabedoria, a experiência e conhecimento técnico dos novos dirigentes irão propiciar “um tribunal pleno em busca de justiça social”. 

Os conselheiros Fontes e Herbst também se manifestaram, cumprimentando o ex-presidente Adircélio e desejando ao conselheiro Herneus muito êxito em sua gestão. 

Por fim, o atual corregedor-geral do TCE/SC, conselheiro Adircélio, agradeceu as manifestações, dizendo que sua gestão foi fruto de "uma construção coletiva contemporânea e cumulativa, graças aos trabalhos dos precursores — como bem lembrou Herneus — que contribuíram para o aprimoramento da Instituição".  O conselheiro ainda citou a frase de Isaac Newton: "Se enxerguei mais longe é porque me apoiei em ombros de gigantes". E desejou sucesso ao atual presidente.  

Na sessão, o presidente Herneus cumprimentou o conselheiro Wan-Dall, pelos 23 anos de sua posse, comemorados nesta quinta-feira (16/2), o que o torna o membro mais antigo da atual composição do Pleno do TCE/SC. "Na época, ainda como parlamentar, tive a alegria de participar do evento que marcou a vinda do conselheiro Wan-Dall para esta Casa. Está de parabéns, pois tem contribuído e somado muito com este Tribunal", destacou. 

Durante a sessão plenária, o vice-presidente Ascari, que foi corregedor-geral na gestão anterior, apresentou o relatório de atividades da Corregedoria-Geral relativo ao exercício de 2022. E durante a análise dos processos pautados, apresentou sugestão, acatada pela Presidência e pelos demais conselheiros, para que se estabelecesse a data de 6 de março para que o TCE/SC tenha um posicionamento a respeito dos inúmeros processos relacionados a registros ou a denegação de aposentadorias de professores que estavam laborando em outros órgãos, como a Secretaria de Estado da Administração e a Procuradoria Geral do Estado, por exemplo. Como muitos desses processos estão próximos de prescrever, é necessário que o Tribunal verifique, com certa brevidade, se mantém o posicionamento de denegar ou se altera o entendimento para registrar esses casos.  

 

Acompanhe o TCE/SC 

www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC 

Twitter: @TCE_SC 

Youtube: Tribunal de Contas SC 

Instagram: @tce_sc 

WhatsApp: (48) 98809-3511 

Facebook: TribunalDeContasSC 

Spotify: Isso é da sua conta 

TikTok: @tce_sc 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques