menu

Corregedor-Geral do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, recebe o Título de Cidadão Catarinense, concedido pela Alesc

qui, 27/06/2024 - 16:16
Banner horizontal com foto do conselheiro Adircélio de Moraes ao lado do deputado Napoleão Bernardes durante a sessão na Alesc. Eles estão em pé, segurando, juntos, o título concedido ao conselheiro. Vestem terno e gravata e sorriem para a foto. Ao fundo, a bancada com demais autoridades presentes na sessão.

“Desde que cheguei aqui tenho procurado retribuir à sociedade catarinense de alguma forma toda a generosidade, acolhimento, carinho e as oportunidades que aqui tive. E tenho feito isso procurando - por meio de muito estudo, aprendizado, empenho, dedicação, com erros e acertos - contribuir para o processo contínuo de construção de uma Santa Catarina cada vez melhor", ressaltou o corregedor-geral do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, ao receber, nesta quarta-feira (26/6), o Título de Cidadão Catarinense, em sessão solene na Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis. “E agora, com imensa alegria, o Estado que eu escolhi termina por me eleger como filho seu. Aquele sentimento de pertencimento que eu já trazia comigo é mais legitimado ainda, agora por meio desta honraria”, agradeceu o conselheiro.

Foto plenario

 

Aprovado por unanimidade pela Alesc e sancionado pelo Governador do Estado, Jorginho Mello, o projeto, de autoria do deputado Napoleão Bernardes, destaca a história e o legado da atuação conceituada em benefício da sociedade catarinense, guiada pela ética profissional e idoneidade moral do conselheiro. “Este reconhecimento ao conselheiro Adircélio é também um reconhecimento institucional à Corte de Contas. Sobretudo, nessa acepção mais contemporânea: o Tribunal da governança pública”, salientou o deputado Napoleão Bernardes.

Mesa autoridades

 

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal; pelo subprocurador-geral de Justiça para assuntos institucionais do Ministério Público de SC, Paulo Antônio Locatelli; pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Rita; pelo segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Mlo; pelo secretário adjunto de Estado da Casa Civil, Marcelo Mendes, representando o Governador Jorginho Mello;  e pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal.

Ex-governadores

O evento contou com a presença de autoridades representando todos os poderes do Estado, dos ex-governadores Eduardo Pinho Moreira e Carlos Moisés, de profissionais do Direito e de universidades, de jornalistas, servidores do TCE/SC, amigos e familiares do homenageado. 

Autoridades

Mineiro, de Belo Horizonte, por nascimento, foi criado em Recife (PE), onde iniciou sua vida acadêmica e profissional, a qual teve continuidade no Ceará, Maranhão, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Adircélio de Moraes Ferreira Júnior escolheu e foi escolhido por Santa Catarina, onde ingressou no TCE/SC, em 2008, por concurso para conselheiro substituto. Em 2010, tomou posse no cargo de conselheiro, na única vaga reservada constitucionalmente aos auditores substitutos de conselheiro, a partir de lista tríplice formada, segundo os critérios de antiguidade e merecimento, pelos ocupantes desse cargo.

equipe gabinete

Na Corte de Contas, deixou sua marca na gestão da Instituição ao ocupar a presidência por dois mandatos – de 2019 a 2021 e de 2021 a 2023. Exerceu, também, a vice-presidência, a supervisão do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) e a supervisão do Instituto de Contas (Icon). 

 

 

Atualmente, vice-presidente de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o conselheiro tem atuação destacada no Sistema de Contas do país. Foi vice-presidente e secretário-geral do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC); diretor de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon; coordenador nacional do projeto Observatório da Despesa Pública nos Tribunais de Contas (ODP.TC); 2º vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas (Audicon); e vice-presidente suplente do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Napoleão e Carolina

“O conselheiro Adircélio contribui sobremaneira para o desenvolvimento do Estado e da qualidade de vida de seus cidadãos, razão pela qual a Alesc outorga o merecido título a ele”, destacou o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, em manifestação na sessão do Pleno da Corte de Contas desta quarta-feira. “Saiba, conselheiro Adircélio, que o Tribunal de Contas se sente honrado em tê-lo em seus quadros e louva a iniciativa do Legislativo catarinense”, completou o presidente.

 

 
Depoimentos

“Esta homenagem do Parlamento catarinense demonstra, com absoluta clareza, a dedicação e o compromisso do conselheiro Adircélio com o nosso Estado, e reconhece, sobretudo, suas importantes contribuições para a melhoria da gestão pública de Santa Catarina.” Vice-presidente, conselheiro José Nei Alberton Ascari.

“É com satisfação e orgulho que reconhecemos a homenagem prestada ao conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Jr., que recebe, da Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Honorário de Santa Catarina. O conselheiro Adircélio construiu uma carreira exemplar no Tribunal de Contas de Santa Catarina, onde tem atuado com dedicação, competência e compromisso com a eficiência na gestão pública. Essa homenagem reflete o reconhecimento de sua importante contribuição ao Estado de Santa Catarina, bem como a admiração e o respeito conquistados ao longo de sua trajetória profissional nesta Casa.” Conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall.

 “Muito justa essa homenagem, já que o Adircélio é um dos conselheiros que mais dignificam o TCE/SC! Portanto, ele está no coração do TCE/SC e Santa Catarina está no coração dele.” Conselheiro Luiz Eduardo Cherem.

“Tenho respeito e amizade pelo conselheiro Adircélio, que remontam a 2009, quando ingressei no Ministério Público de Contas. À cidadania mineira e à cidadania italiana, será acrescida a cidadania catarinense, própria do Estado em que Adircélio consolidou, com maestria, sua trajetória. O Tribunal de Contas de Santa Catarina, seus conselheiros e servidores, podem sentir-se honrados com a homenagem que presta o Estado a um dos seus membros, como forma de reconhecimento a suas qualidades pessoais e profissionais.” Conselheiro Aderson Flores.
“Celebramos hoje não apenas a trajetória, mas também o profundo comprometimento do conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior com nosso Estado e com um serviço público de excelência. Sua liderança e sua paixão por fazer a diferença são um exemplo inspirador para todos nós. Tornar-se cidadão catarinense é o merecido reconhecimento por esses anos de dedicação à sociedade barriga verde.” Procuradora-geral adjunta do Ministério Público junto ao TCE/SC, Cibelly Farias.

Crédito das fotos: Douglas dos Santos (Acom -TCE/SC)

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC 
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques