menu

Cerca de 350 gestores e agentes públicos participam de Ciclo de Estudos do TCE/SC, em São Miguel do Oeste

ter, 20/07/2010 - 13:56
Cerca de 350 gestores e agentes públicos participam de Ciclo de Estudos do TCE/SC, em São Miguel do Oeste

     A etapa do XII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, realizada nesta terça-feira (20/7), em São Miguel do Oeste, reuniu um grande número de gestores públicos da região. Nem mesmo o frio de 2 graus que fazia no início da manhã foi capaz de espantar as cerca de 350 pessoas, entre prefeitos, vereadores e servidores municipais. No campus da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), os participantes receberam a orientação de técnicos do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e puderam tirar dúvidas sobre temas como “o papel do vereador na fiscalização”, “controles internos”, “licitações, obras e serviços”, “atos de pessoal” e “contabilidade pública”.
     Na abertura do evento, o conselheiro Herneus de Nadal, que representou o presidente do TCE/SC, conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall, destacou que o conhecimento dos temas debatidos é extremamente importante para que os gestores possam atuar dentro dos princípios que regem a boa administração pública. “O Tribunal de Contas está aqui como um parceiro, para que todos possam tirar dúvidas, trocar ideias e expor suas impressões sobre as normas vigentes”, disse. “Que a gente saia daqui ainda mais preparado para os desafios do dia a dia, que são grandes”, declarou, na seqüência, o prefeito de São Miguel do Oeste, Nelson Foss da Silva.
     O presidente da Câmara de São Miguel do Oeste, Valnir Camilo Scharnoski, e o prefeito de São José do Cedro, Renato Broetto, também destacaram a importância do evento. “Só vamos ter uma população com melhor qualidade de vida se seguirmos à risca as leis”, ressaltou o vereador Scharnoski. “Este Ciclo vai possibilitar que todos falemos a mesma linguagem sobre procedimentos, porque dúvidas sempre existem”, disse o prefeito Broetto, que também é presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc). O evento também foi voltado para gestores de cidades pertencentes à Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) e Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense (Amnoroeste).
      Na quarta-feira (21/7), será a vez de Chapecó receber o evento. Já na quinta-feira (22/7), a equipe do TCE/SC estará em Concórdia (veja quadro). O XII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal é promovido pelo Tribunal, com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), das associações de municípios, da União dos Vereadores do Estado (Uvesc), do Ministério Público do Estado (MPSC), do Ministério Público junto ao TCE/SC (MPjTC) e do Tribunal de Contas da União. O apoio financeiro é do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex).
Local dos eventos:
Chapecó (21/7) – Unochapecó
Concórdia (22/7) – UnC (campus Concórdia)

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques