menu

Conselheiros do TCE/SC conhecem modelo de gestão da PM

qua, 12/09/2018 - 16:22
banner

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Dado Cherem, realizou nesta terça-feira (11/9) uma visita institucional ao comando-geral da Polícia Militar de SC. Ele estava acompanhado pelo conselheiro Wilson Wan-Dall e pelos conselheiros substitutos Sabrina Nunes Iocken e Cleber Muniz Gavi e pelo chefe da Assessoria Militar do TCE/SC, coronel PM Ademar Casanova. Os conselheiros foram recebidos pelo comandante-geral, coronel Araújo Gomes; pelo subcomandante-geral, coronel Claudio Roberto Koglin; e pelo chefe do Estado Maior, coronel Giovanni Pacheco.

Araújo Gomes apresentou as instalações do prédio histórico, a sala com o retrato dos comandantes ao longo dos 182 anos da corporação e detalhou as ações de operações, gestão e planejamento estratégico.

Com modernas técnicas de administração de pessoal e recursos, focada no uso massivo da tecnologia e controle eficiente de gastos, a Polícia Militar tem alcançado indicadores cada vez mais positivos na sua missão primeira, a segurança pública dos catarinenses.

Durante a visita à Sala de Situação, um centro de comando onde é possível monitorar em tempo real todas as ocorrências, movimentação das viaturas e tropa, os conselheiros puderam acompanhar o trabalho. Entre os resultados apresentados estão aqueles relacionados à redução da criminalidade, em especial as mortes violentas e roubos.

Nesta terça (11/9), por exemplo, o Estado contabiliza 137 assassinatos a menos em relação ao mesmo período do ano passado, uma retração de 19%. Com isso, inverte-se a curva de crescimento de mortes violentas superior a 10% registrada nos anos anteriores.

Também foi apresentado o modelo de gestão operacional (COMPSTAT), o Sistema de Indicadores, os painéis de Business Inteligence e as plataformas de análise criminal. Atualmente, a corporação utiliza-se de mapas situacionais fixados nas paredes dos quartéis para que toda a tropa tenha acesso aos indicadores de desempenho da corporação, tanto no combate à criminalidade quanto na gestão de recursos.

Um dos temas que mais chamou a atenção do grupo de conselheiros foi a apresentação da cadeia de valores da Polícia Militar e o mapeamento de processos, que vai guiar a gestão orçamentária do ano que vem, assunto de grande interesse para o TCE/SC.

“Trabalhamos com um modelo absolutamente enxuto na administração dos recursos, com muita tecnologia e padrões internacionais de planejamento, tanto na pronta-resposta ao cidadão no dia a dia quanto na visão estratégica de médio e longo prazo”, disse o comandante Araújo Gomes.

“O que vimos aqui hoje impressiona pela qualidade do serviço prestado à população. É notório que a corporação enfrenta dificuldades com a falta de recursos e de efetivo, mas o modelo de gestão implementado, reduzindo os níveis de decisão e investindo fortemente em tecnologia, tem demonstrado que é possível realizar um trabalho de excelência. Prova é que nossa PM hoje é reconhecida como uma das mais eficientes do país”, analisou Cherem.

 

Crédito da foto: Douglas Santos.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques