menu

Servidores do TCE/SC participam de seminário do Observatório da Despesa Pública, em Goiânia

qui, 24/05/2018 - 19:35
banner

O coordenador do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Nilsom Zanatto, e o servidor Alessandro Marinho de Albuquerque participaram, nos dias 15 e 16 de maio, do seminário de apresentação dos estudos de compras do Observatório da Despesa Pública nos Tribunais de Contas – ODP.TC. O evento, promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), ocorreu na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

Na ocasião, foram apresentados os resultados dos estudos temáticos feitos por 13 dos 20 tribunais que aderiram ao projeto ODP.TC. Cada Corte de Contas efetuou seu estudo utilizando a metodologia do ODP e os modelos desenvolvidos no projeto piloto executado em 2016 pelo NIE. A unidade do TCE/SC foi pioneira na implantação da metodologia e parceira da CGU na realização dos seminários de expansão do ODP para os demais tribunais de contas.

Segundo Zanatto, foi “extremamente gratificante observar os relatos de representante de diversos tribunais sobre como a estratégia está contribuindo para a efetividade das ações de fiscalização e até mesmo para profundas alterações dos processos de trabalho em alguns tribunais”.

A realização do estudo temático tem como principal objetivo difundir a metodologia do ODP e dotar as unidades de informações estratégicas da infraestrutura necessária para a produção de trabalhos, isoladamente ou em conjunto com os demais parceiros da Rede ODP, conforme as prioridades de cada tribunal.

O ODP.TC foi incluído com uma das ações do planejamento estratégico da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e tem como responsáveis o vice-presidente do TCE/SC, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, diretor de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon, e o conselheiro Sebastião Carlos Hanna de Macedo, do TCE/ES, vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da mesma entidade.

O evento contou também com a apresentação da plataforma Boa Vista, desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), para ser o ambiente dos trabalhos da Rede ODP, e ainda com a apresentação do Sistema de Gerenciamento de Trilhas de Auditoria – SGTA, pelos representantes do ODP.Goiás, da Controladoria do Estado de Goiás, sistema que deverá ser adotado por todos os integrantes da Rede ODP como instrumento para comunicação de indícios ao sistema de controle interno dos fiscalizados.

No âmbito do TCE/SC, o processo ADM- 17/80263608 trata do acordo de cooperação para obtenção dos códigos fonte do sistema, que, segundo o chefe do Gabinete da Presidência, Ricardo André Cabral Ribas, deverá ser assinado nos próximos dias pelo conselheiro presidente Dado Cherem.

 

Crédito das Fotos: TCE/GO.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques