menu

TCE/SC lança campanha interna contra assédio moral, sexual e discriminação

ter, 02/07/2024 - 17:47
Banner horizontal com foto, à esquerda, de uma mulher com semblante triste e reflexivo, que olha para algo à sua frente. Seus cabelos caem sobre o seu rosto. À direta, sobre fundo preto, o título “Respeito, de todos, para todos”. A palavra “respeito” é formada por fontes de diferentes formatos. Abaixo, o texto “Não deixe que o assédio moral faça parte da sua vida. Isso também é da sua conta”. Abaixo, logo do TCE/SC.

Após editar, no dia 9 de maio, a Política de Prevenção e de Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (@PNO 24/00306480), voltada a assegurar o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável no âmbito da Instituição (leia a matéria), o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) lança, a partir deste mês de julho, campanha de conscientização sobre o tema para o público interno. 

O material traz diversas peças que serão disponibilizadas, quinzenalmente, nos canais de comunicação interna do Tribunal: intranet, aplicativos de comunicação institucionais, WhatsApp e cartazes. “Esses temas são de alta relevância para a promoção de um ambiente institucional digno, seguro, sadio, inclusivo e sustentável. A campanha 'Respeito' busca coibir toda e qualquer prática que possa colocar em risco o bem-estar físico, mental e social em nosso ambiente. Ela oportuniza o debate e a reflexão para garantir que todos se sintam respeitados e protegidos contra qualquer forma de discriminação. Convidamos todos a se engajarem na campanha por um ambiente ainda mais saudável e respeitoso”, destaca o corregedor-geral do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior. 

A política é aplicável aos conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores, servidores efetivos e comissionados, estagiários, residentes, prestadores de serviços, voluntários e outros colaboradores que atuam nos ambientes presenciais — nas dependências do TCE/SC ou em viagens a serviço — e virtuais — teletrabalho, redes sociais e aplicativos de comunicação. 

Por ocasião do encaminhamento do processo normativo à relatoria, o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, enfatizou, em sua exposição de motivos, que a norma busca dar clareza ao que se considera os dois tipos de assédio e discriminação, indica os princípios e as diretrizes que norteiam a política instituída, define as formas de comunicação e cria um canal de acolhimento, suporte e acompanhamento.  

Sugerida em 2023, ainda na gestão do então corregedor-geral, José Nei Alberton Ascari, a Política foi elaborada pelo gabinete do atual corregedor, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, em conjunto com a Assessoria do gabinete da Presidência e com servidores de outras áreas da Instituição.
 

Campanha

Desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social do TCE/SC, a campanha considerou aspectos de diversidade e inclusão. O uso da linguagem simples, em conjunto com imagens reais, busca estabelecer uma conexão efetiva com o público, facilitando o entendimento e o engajamento. A criação de todo o material contou com a participação de servidores da corregedoria; do Comitê Técnico de Equidade, Diversidade e Inclusão; e da Comissão Permanente de Fomento à Abordagem Racial.

 

 

Acompanhe o TCE/SC
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques