menu

Servidor do TCE/SC tem artigo selecionado para Encontro Nacional da ANPAD

seg, 08/10/2018 - 15:34
banner

O auditor fiscal de controle externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) Luiz Gonzaga de Souza apresentará seu artigo intitulado “Capacidade absortiva e aprendizagem organizacional: a contribuição estratégica da Ouvidoria de Tribunal de Contas estadual”, no XLII Encontro Nacional da ANPAD (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração) – EnANPAD 2018, entre 2 e 6 de outubro, em Curitiba. O artigo destaca a Ouvidoria como “valioso instrumento de comunicação entre a sociedade e o poder público”, e avalia a “capacidade do setor de absorver conhecimento externo e seu poder de contribuição para o aprendizado organizacional, refletindo na melhoria da gestão pública e no fortalecimento do controle social”.

Para o articulista, que está lotado na Auditoria Interna do TCE/SC, o trabalho procurou destacar os fatores críticos e a maneira como tem ocorrido o processo de aprendizagem através das demandas registradas na Ouvidoria da Corte de Contas catarinense. Segundo ele, o método de avaliação utilizado na pesquisa foi de cunho exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo de caso com perspectiva temporal e corte transversal.

O artigo foi escrito a partir da dissertação do curso de mestrado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e envolveu pesquisa realizada na Ouvidoria do TCE/SC em 2016. O auditor explica que foi feita análise do processo de aprendizagem do órgão na relação existente entre sua Ouvidoria com os stakeholders (os diversos atores da sociedade).

Além da apresentação, o texto será publicado nos anais do Encontro e estará disponível no site do evento.

 

Saiba mais: Dados do artigo

Título: Capacidade absortiva e aprendizagem organizacional: a contribuição estratégica da ouvidoria de Tribunal de Contas estadual

 

Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar como a capacidade absortiva pode contribuir para o aprendizado organizacional na Administração Pública do Estado de Santa Catarina, investigando de que maneira tem ocorrido o processo de absorção e aprendizagem organizacional, na ouvidoria do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Os procedimentos metodológicos adotados se pautaram em uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso, valendo-se de uma perspectiva temporal calcada em um corte transversal. Para este estudo, foram aplicados questionários semiestruturados com profissionais do setor de ouvidoria do Tribunal de Contas. Os resultados evidenciaram que a capacidade de absorção e de aprendizagem têm elementos semelhantes, podendo influenciar ambos os processos na organização estudada. Constatou-se, desta maneira, que a completude do processo de capacidade de absorção leva à plena aprendizagem organizacional, e que as falhas em um processo, automaticamente, impactam o outro, demonstrando, assim, a relação biunívoca existente entre eles.

 

O artigo do servidor é parte do programa de Pós-Graduação em Administração/Cursos de Mestrado Acadêmico em Administração da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, e também traz os coautores André Munzlinger, do programa de Pós-Graduação em Administração/Curso de Doutorado Acadêmico em Administração Turismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e Rafael Pereira O. Campo Moré, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Fonte: Luiz Gonzaga de Souza

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques