menu

Diretoria de Informática cria tutorial em vídeo para facilitar acesso ao TCE Virtual

qui, 22/11/2018 - 14:13

(OUÇA)

(TCE Informa)

TRILHA DE CHAMADA

 

LOCUTOR: A Diretoria de Informática (DIN) do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), está disponibilizando, no Portal da Instituição, um vídeo tutorial com as orientações necessárias para que o usuário tenha acesso ao TCE Virtual. O endereço eletrônico é “virtual.tce.sc.gov.br”. Clicando no botão “ajuda” você tem acesso a um texto com dúvidas frequentes sobre o acesso ao sistema. Ainda na página principal, clicando em Certificado Digital, depois em “ajuda”, você assiste ao vídeo que explica como instalar e entrar no sistema por meio da certificação digital. Tudo de forma simples e didática, como explica o auditor fiscal de controle externo, Sandro Daros de Luca, chefe de atendimento ao usuário da Diretoria de Informática do TCE/SC.

 

(Sonora Sandro Daros de Luca)

A gente disponibilizou duas formas. A primeira é uma ajuda em forma de texto para pessoa ter a primeira noção, o que ela pode fazer dentro do TCE Virtual, como que ela acessa, que unidades tem acesso, como é que ela acessa se esqueceu uma senha. Uma série de informações. E uma segunda dúvida que tinha muito recorrente aqui, é como acessar o TCE Virtual usando o certificado digital. Para isso a gente fez um vídeo tutorial, explicando quais tipos de certificado, qual tipo de navegador, como é que instala o plugin que é necessário na máquina, quais são os requisitos até chegar a entrar no sistema usando o certificado digital.

 

LOCUTOR: O TCE Virtual está liberado para todo cidadão interessado em acompanhar processos, para advogados e servidores que trabalham nas unidades fiscalizadas pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. É recomendável que se use o navegador Google Chrome. Sandro de Luca, descreve o que o usuário vai encontrar no TCE Virtual.

 

Sonora Sandro Daros de Luca

O usuário comum tem acesso a Sala Virtual onde ele vai poder ver toda a parte processualística, tanto ver processos que estão ligados a ele, protocolar pedidos, fazer juntadas, responder diligências, audiências. Para as unidades fiscalizadas, além de tudo isso que eu falei da parte processualística, também ao e-Sfinge (Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão), que é um sistema que permite que as unidades possam prestar contas de informações contábeis, atos de pessoal, planejamento e uma série de informações de forma estruturada, não em documento-texto.

 

LOCUTOR: A disponibilização do tutorial é mais uma ferramenta de auxílio ao usuário interessado em acessar os aplicativos criados pelo TCE/SC, dando mais transparência ao serviço prestado a sociedade.

 

Sonora Sandro Daros de Luca

É uma forma de facilitar cada vez mais a vida do usuário.  Que ele tenha mais interação com o Tribunal.

 

LOCUTOR: O certificado digital pode ser obtido junto a Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil). Para acessar o tutorial criado pela Diretoria de informática (DIN) do TCE, digite virtual.tce.sc.gov.br.

 

(TCE Informou)

Tempo: 3’05’

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques