menu

TCE Notícias

ter, 20/11/2018 - 17:22

(OUÇA)

(TCE Informa)

TRILHA DE CHAMADA

 

 

LOCUTOR: VI Encontro Nacional dos Tribunal de Contas acontece semana que vem em Florianópolis.

 

LOCUTOR: TCE/SC comemora 63 anos e reinaugura Plenário.

 

LOCUTOR: Este é o TCE Notícias, com as informações do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

 

SPOT INSTITUCIONAL 1

Agora você já pode interagir com o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) também através do Whatsapp. O aplicativo de mensagens instantâneas é mais uma ferramenta de divulgação da Corte catarinense.

Para receber os informes do TCE/SC via WhatsApp, basta você salvar o número de telefone (48) 99113.2308 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem informando nome e cidade.

Pronto! Agora é só acompanhar, direto da tela do seu aparelho celular, todas as notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social (ACOM). 

TCE/SC – Informação, transparência e cidadania.

 

VINHETA TCE NOTÍCIAS

 

LOCUTOR: O Espaço Cultural Willy Zumblick receberá, a partir desta semana até o dia 30 de novembro, exposição de Juan Godoy, artista com mais de 50 anos dedicados à pintura, desenho e escultura.

 

LOCUTOR: Com o tema “Luz Radiante do Neo Impressionismo Abstrato”, a mostra terá quadros e esculturas em pedra, metal e madeira. A intenção do artista é mostrar as cores da natureza através de imagens abstratas. 

 

 

LOCUTOR: A visitação gratuita estará aberta de segundas às sextas-feiras, das 9 às 19 horas, no hall da sede do TCE/SC, com entrada pela rua José da Costa Moellman.

 

LOCUTOR: O Espaço Cultural Willy Zumblick foi criado pelo TCE/SC, em 2014, com o objetivo de contribuir para a disseminação da cultura na sociedade e aproximar o cidadão de artistas, escritores, historiadores e outras manifestações culturais.

 

TRILHA

 

LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) está recebendo a visita de cinco técnicos do Tribunal Administrativo (TA) da República de Moçambique. Até o dia 23 de novembro, a equipe pretende obter subsídios, especialmente sobre atividades de fiscalização, o funcionamento da Ouvidoria e do Núcleo de Informação Estratégica (NIE) e a produção de publicações.

 

LOCUTOR: A Diretoria Geral de Controle Externo apresentou ao grupo as diretorias técnicas e o Plano Anual de Atividades. O Instituto de Contas abordou aspectos relativos à função do TCE/SC, às ações de orientação aos jurisdicionados e de interação com a sociedade, à Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa e ao Espaço Cultural Willy Zumblick.

 

LOCUTOR: Já os servidores da Ouvidoria expuseram os procedimentos que são adotados pela unidade responsável pelo relacionamento do Tribunal com a sociedade. A delegação receberá, também, informações sobre auditorias, realizadas pela Diretoria de Atividades Especiais, em programas governamentais financiados por organismos internacionais e operacionais, além de explicações sobre a produção de relatórios resumidos decorrentes desse trabalho.

 

VINHETA EM DESTAQUE

 

LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) trabalham na finalização dos preparativos para o VI Encontro Nacional dos Tribunal de Contas, que acontecerá na semana que vem, no CentroSul, em Florianópolis.

 

LOCUTOR: O evento conta com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e a expectativa é reunir aproximadamente 600 pessoas entre os dias 28 e 30 de novembro.

 

LOCUTOR: O tema desta edição será “O Futuro dos Tribunais de Contas, a inovação, integração, prevenção e eficiência”.  Além da programação técnica e de palestras temáticas, haverá uma série de atividades paralelas, reunindo técnicos de cada uma das respectivas áreas dos 34 tribunais de contas.

 

LOCUTOR: Entre os palestrantes confirmados estão o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia, os jornalistas Ricardo Noblat e Ronaldo Lemos.

 

LOCUTOR: Já está disponível um aplicativo nas versões Android e IOS para acompanhar, via smartphone, as principais informações sobre o Encontro.

 

TRILHA

LOCUTOR: Uma solenidade interna celebrou os 63 anos de criação do Tribunal Contas de Santa Catarina (TCE/SC), no dia 7 de novembro, no auditório da Instituição, em Florianópolis. Participaram conselheiros, conselheiros substitutos, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC-SC), auditores fiscais de controle externo e demais servidores. Detalhes com o repórter Edy Serpa.

 

REPÓRTER:  O Coral Hélio Teixeira da Rosa abriu a solenidade que marcou também a reinauguração do Plenário do TCE/SC.  Um vídeo institucional mostrou a trajetória do Tribunal de Contas, criado em 4 de novembro de 1955, no governo de Irineu Bornhausen.

 

Como forma de reconhecimento pelo papel do então Chefe do Executivo Estadual, na criação da Corte de Contas catarinense, o Plenário passou a ser designado “Governador Irineu Bornhausen”.  O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Dado Cherem, enfatizou que a escolha do nome de Irineu Bornhausen para denominar a sala de reuniões plenárias do TCE/SC é uma questão de justiça. O presidente ainda considerou que a reforma do Plenário é uma espécie de convite para aqueles que querem conhecer o trabalho da Instituição.

 

(Sonora Dado Cherem)

A obra em si, é uma obra singela, uma obra simples, mas é de um simbolismo muito importante. É mostrar a renovação da parte física, associada ao pensamento da transparência. Quando a gente entrega um Plenário dessa forma, nós queremos que as pessoas venham aqui, para ver o trabalho que nós fizemos aqui no controle do gasto público.

 

REPÓRTER: O filho do ex-governador Irineu Bornhausen, Paulo Konder Bornhausen, que foi deputado e presidiu a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), disse que a família ficou orgulhosa da homenagem. Ele recebeu do conselheiro Herneus De Nadal uma réplica da placa que dá nome ao Plenário. Paulo Bornhausen destacou a importância do Tribunal de Contas para a sociedade e agradeceu a honraria concedida ao pai.

 

(Sonora Paulo Konder Bornhausen)

É uma lembrança muito justa para um homem que tinha dois anos de primário e conseguiu depois de ser delegado, vereador, presidente da câmara, duas vezes eleito prefeito de Itajaí pelo voto, deposto por duas revoluções, três vezes candidato ao governo eleito em 1950, senador, deputado federal, grande empresário. Um homem do qual tenho muito orgulho. E o Tribunal é hoje um organismo imprescindível para a garantia, não só da informação aos catarinenses, mas principalmente para blindar a probidade administrativa que esteve tão abalada nesses últimos anos no Brasil inteiro.

 

 LOCUTOR: Durante a solenidade, o TCE/SC lançou um novo aplicativo voltado à transparência e o acesso à informação da Corte de Contas. O aplicativo, denominado “Sala Virtual”, possibilita ao usuário ter acesso aos processos eletrônicos que tramitam no Tribunal. O presidente Dado Cherem revela que a Instituição tem investido em tecnologia para que a sociedade tenha cada vez mais acesso às ações da Corte de Contas. 

 

(Sonora Dado Cherem)

Transparência e controle social e é isso que o tribunal quer, que as pessoas participem também desse controle social para que mais e mais possamos ofertar transparência nas contas públicas.

 

REPÓRTER: Para o TCE Notícias, Edy Serpa.

 

 

TRILHA

 

VINHETA POR DENTRO DO TCE

 

TRILHA CARACTERÍSTICA LOCUTOR

 

LOCUTOR: Você sabia que o TCE/SC possui uma diretoria responsável pela análise das licitações das unidades gestoras do Estado e dos 295 municípios catarinenses?

É a DLC, Diretoria de Controle de Licitações e Contratações, que tem como atribuição o exame dos editais de concorrência e a fiscalização da execução dos contratos firmados pelos órgãos públicos.

 

A DLC conta, hoje, com 37 auditores fiscais de controle externo com formação nas áreas jurídica e de engenharia. Eles atuam na análise e orientação dos procedimentos de planejamento de concessões e na fiscalização de licitações, contratos e representações, que apontam supostas irregularidades com base na Lei de Licitações.

 

A diretora da DLC, auditora fiscal de controle externo Flávia Baesso Martins, explica como acontece essa análise.

 

TRILHA CARACTERÍSTICA SONORA

 

(Sonora Flávia Baesso Martins)

Essa análise prévia tem ela duas frentes. Em primeiro lugar a análise dos editais de licitação que são lançados e aí a análise é realizada por meio de processos autuados pelo próprio Tribunal de Contas ou por meio de representações e nós também avaliamos os projetos de concessões, nesse caso é propriamente uma análise prévia, esses projetos são encaminhados antes mesmo do lançamento das licitações.  É um trabalho de extrema relevância porque ele trabalha de forma preventiva. Tem como objetivo prevenir problemas futuros, para que o Tribunal não precise atuar quando já estiver concretizado eventual débito, multa, então é um trabalho de antecipar eventuais problemas que possam ser antecipados e aprimorar os editais que são lançados.

 

VINHETA TCE/SC – INFORMAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E CIDADANIA

 

 

 

TRILHA FINAL

 

LOCUTOR: O TCE Notícias é uma realização da Facto Comunicação, sob a supervisão da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

 

Reportagens: Edy Serpa

 

Edição: Júnior Guedes

 

Produção: Clemir Schmitt

 

Apresentação: Clemir Schmitt e Pamela Santos  

 

VINHETA TCE NOTÍCIAS

 

Tempo: 10’16”

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques