menu

TCE/SC comemora 63 anos e reinaugura Plenário

sex, 09/11/2018 - 15:18

(OUÇA)

(TCE Informa)

 

TRILHA DE CHAMADA

 

 

LOCUTOR: O Coral Hélio Teixeira da Rosa abriu a solenidade que celebrou os 63 anos de criação do Tribunal Contas de Santa Catarina (TCE/SC), na tarde do dia 7 de novembro, no auditório da Instituição, em Florianópolis. A reinauguração do Plenário, que passou por reformas, marcou a programação voltada ao público interno. Participaram conselheiros, conselheiros substitutos, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC-SC), auditores fiscais de controle externo e demais servidores.

Um vídeo institucional mostrou a trajetória do TCE/SC, criado em 4 de novembro de 1955, no governo de Irineu Bornhausen. Como forma de reconhecimento pelo papel do então Chefe do Executivo Estadual, na criação da Corte de Contas catarinense, o Plenário passou a ser designado “Governador Irineu Bornhausen”.  O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Dado Cherem, enfatizou que a escolha do nome de Irineu Bornhausen para denominar a sala de reuniões plenárias do TCE/SC é uma questão de justiça. O presidente ainda considerou que a reforma do Plenário é uma espécie de convite para aqueles que querem conhecer o trabalho da Instituição.

 

Sonora Dado Cherem 

A obra em si, é uma obra singela, uma obra simples, mas é de um simbolismo muito importante. É mostrar a renovação da parte física, associada ao pensamento da transparência. Quando a gente entrega um Plenário dessa forma, nós queremos que as pessoas venham aqui, para ver o trabalho que nós fizemos aqui no controle do gasto público.

 

LOCUTOR: O filho do ex-governador Irineu Bornhausen, Paulo Konder Bornhausen, que foi deputado e presidiu a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), disse que a família ficou orgulhosa da homenagem. Ele recebeu do conselheiro Herneus De Nadal uma réplica da placa que dá nome ao Plenário. Paulo Bornhausen destacou a importância do Tribunal de Contas para a sociedade e agradeceu a honraria concedida ao pai.

 

Sonora Paulo Konder Bornhausen

É uma lembrança muito justa para um homem que tinha dois anos de primário e conseguiu depois de ser delegado, vereador, presidente da câmara, duas vezes eleito prefeito de Itajaí pelo voto, deposto por duas revoluções, três vezes candidato ao governo eleito em 1950, senador, deputado federal, grande empresário. Um homem do qual tenho muito orgulho. E o Tribunal é hoje um organismo imprescindível para a garantia, não só da informação aos catarinenses, mas principalmente para blindar a probidade administrativa que esteve tão abalada nesses últimos anos no Brasil inteiro.

 

LOCUTOR: A procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Cibelly Farias, ressaltou o trabalho realizado pelo Tribunal de Contas na fiscalização da gestão publica e em favor da correta aplicação dos recursos públicos em Santa Catarina ao longo das seis décadas de existência.

 

Sonora Cibelly Farias

A história do Tribunal de Contas de Santa Catarina nos mostra que houve grandes avanços nesses últimos 60 anos do Tribunal de Contas e a nossa expectativa é claro que a nossa Instituição continue crescendo e que possa cada vez mais contribuir para realizar os anseios da sociedade catarinense. Que nós possamos contribuir para que a nossa sociedade seja mais clara, mais transparente, para que as políticas públicas sejam cumpridas com mais eficiência e esse é o principal papel do Tribunal de Contas, é colaborar nesse processo administrativo para que nós possamos ter uma sociedade mais satisfeita com seus governantes.

 

LOCUTOR: Durante a solenidade, o TCE/SC lançou um novo aplicativo voltado à transparência e o acesso à informação da Corte de Contas. O aplicativo, denominado “Sala Virtual”, possibilita ao usuário ter acesso aos processos eletrônicos que tramitam no Tribunal, protocolar documentos e visualizar informações sobre processos desde a pauta até as decisões das sessões do Pleno. A exposição do aplicativo foi feita pelo assessor da Presidência e responsável técnico do projeto, Rafael Queiroz Gonçalves.

O aplicativo está à disposição nos sistemas IOS e Android. O presidente Dado Cherem revela que a Instituição tem investido em tecnologia para que a sociedade tenha cada vez mais acesso às ações da Corte de Contas.  

 

Sonora Dado Cherem 

Transparência e controle social e é isso que o tribunal quer, que as pessoas participem também desse controle social para que mais e mais possamos ofertar transparência nas contas públicas.

 

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 5’06’

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques