menu

TCE/SC finaliza etapa de visitas de validação do IEGM/TCESC-2018

qua, 19/09/2018 - 16:07

(OUÇA)

(TCE Informa)

TRILHA DE CHAMADA

 

LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) concluiu a 2ª etapa do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/TCESC-2018). Durante dois meses, auditores fiscais de controle externo do TCE/SC visitaram 21 municípios de cada uma das microrregiões do Estado para fazer a validação das respostas enviadas pelas prefeituras nas áreas de educação e saúde. A escolha dos municípios visitados foi aleatória.

 

Os técnicos do Tribunal conferiram in loco cinco itens do questionário de educação e sete do questionário de saúde. Inspecionando centros de educação e postos de saúde nesses municípios. Em 83,12%, foram validadas   as respostas apresentadas para estas questões sobre essas duas dimensões que integram o IEGM.

 

Os municípios de Armazém, Canoinhas, Cunhataí, Ibiam, Novo Horizonte e Ponte Alta do Norte alcançaram 100% de validação das respostas, visto que as respostas afirmativas ou negativas apresentadas por estas municipalidades, foram todas confirmadas pela inspeção. Em Tijucas e São Joaquim, todavia, o percentual de validação das respostas foi de apenas 54,55%.

 

Para o auditor fiscal de controle externo do TCE/SC, Celso Guerini, que coordena o IEGM, o balanço desse trabalho é positivo. Guerini conta que os técnicos encontraram ações realizadas em alguns municípios que chegam a surpreender.

 

(Sonora Celso Guerini)

Como foi o caso de encontrar lá na prefeitura de Anchieta, por exemplo, todo um trabalho desenvolvido junto ao ensino fundamental de escola municipal, na língua espanhola, com grande envolvimento das crianças e isso é bastante interessante e surpreendente.

 

LOCUTOR: Em abril deste ano, o TCE/SC encaminhou para as 295 prefeituras de Santa Catarina os questionários eletrônicos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) relativo ao exercício de 2017. Foi uma pesquisa com 225 quesitos respondidos pelos gestores municipais, em sete dimensões: planejamento, saúde, educação, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação. Para validação dos resultados, a coordenação do IEGM escolheu as dimensões de educação e saúde, ampliando a área inspecionada. Desta vez, uma prefeitura de cada microrregião do Estado teve a validação de parcela das suas respostas aos questionários índice.

 

Celso Guerini valoriza o trabalho dos controladores internos dos municípios. Ele salienta que o empenho dos controladores é imprescindível para que o IEGM alcance os resultados esperados. 

 

(Sonora Celso Guerini)

Acredito que com isso a gente tem buscado e conseguido um estreitamento, uma aproximação do Tribunal de Contas, através desses agentes municipais e tudo isso cria um melhor canal de comunicação e de trabalho naquilo que precisamos realizar nas nossas atividades de controle externo, com aquilo que as prefeituras estão lá desenvolvendo e que, dentro da nossa função, precisamos verificar e auditar.

 

LOCUTOR: Este é o terceiro ano de aplicação do IEGM em Santa Catarina. As informações enviadas pelas prefeituras vão compor o Anuário do IEGM 2018, que será lançado ainda este ano e estará disponível para todas as prefeituras e para todo cidadão, a fim de que no seu interesse possa confrontar os dados apresentados pelo município com o que ele executa na prática nas sete dimensões pesquisadas.

(TCE Informou)  

 

Tempo: 03’55’’

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques