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TCE Notícias

sex, 31/08/2018 - 14:52

(Ouça)

(TCE Informa)

TRILHA DE CHAMADA

 

LOCUTOR: Ouvidoria do Tribunal de Contas já recebeu mais de 9 mil comunicações

 

LOCUTOR: TCE/SC sedia lançamento nacional do Portal da Rede de Observatórios da Despesa Pública.

 

LOCUTOR: Agora, no TCE Notícias.

 

SPOT INSTITUCIONAL 

 

Você que é secretário municipal de educação ou servidor que atua no planejamento e execução de ações na área da educação participe do II Fórum TCE Educação, a ser realizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), no dia 13 de setembro, das 8h30 às 17h, no auditório da Instituição, em Florianópolis.

A eficiência e a transparência na gestão pública do setor educacional são o tema central do evento. As inscrições são limitadas e podem ser feita no Portal do TCE/SC, em www.tce.sc.gov.br, até o dia 10 de setembro.

 

TCE/SC – informação, transparência e cidadania.

 

VINHETA: TCE NOTÍCIAS

 

TRILHA

 

LOCUTOR: Olá, este é o TCE Notícias, com as informações do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

 

LOCUTOR: Iniciamos a edição de hoje falando sobre a ampliação da estrutura e horário de atendimento do Service Desk do Tribunal de Contas. É que desde a segunda quinzena de julho, o serviço está funcionando das 8h da manhã às 20 horas e a estrutura funcional também foi aprimorada.

 

LOCUTOR:  A equipe aumentou de dois para cinco colaboradores vinculados as empresas contratadas para o fornecimento de serviços na área de tecnologia da informação. Essa equipe realiza o primeiro suporte e faz a triagem das demandas recebidas por meio do contato telefônico.

 

LOCUTOR:  O Service Desk do Tribunal de Contas atende 8.140 usuários de todo o Estado, sendo 7.300 gestores públicos e advogados e 840 servidores ativos e aposentados do próprio TCE/SC. São 550 solicitações, em média, todos os meses.

 

O auditor fiscal de controle externo, Alessandro Marcon de Souza, da Diretoria de Informática (DIN) do TCE/SC, explica que a equipe está recebendo treinamento para aprimorar a prestação deste tipo de serviço.

 

(Sonora Alessandro Marcon de Souza)

Com certeza. A gente vai ter ganhos tanto na flexibilidade para o usuário, que vai poder contar com esse serviço no período matutino, quanto na questão da agilidade do atendimento que é realizado. Os colaboradores estão recebendo treinamento para realizar o primeiro atendimento das requisições referentes ao sistema e-Sfinge, que é o Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão e ao sistema e-Siproc, que é o Sistema de Processos Eletrônicos do Tribunal. 

 

 

LOCUTOR: O atendimento telefônico da equipe do Service Desk é voltado para orientações e para tirar dúvidas mais simples quanto ao uso dos dois sistemas. Os casos mais complexos são repassados para a equipe técnica responsável pelo desenvolvimento e manutenção do e-Sfinge e do e-Siproc. O Service Desk do Tribunal de Contas funciona nos seguintes números: (48) 3221-3700, 3221-3817 e 3221-3818, de segunda a sextas-feiras, das 8h às 20 horas.  

 

VINHETA EM DESTAQUE

 

LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) sediou na quinta-feira, 23 de agosto, o lançamento nacional do Portal da Rede de Observatórios da Despesa Pública (Rede ODP). O repórter Edy Serpa tem os detalhes.

 

REPÓRTER: Participaram do evento, representantes de instituições federais, estaduais, municipais e dos Tribunais de Contas do Brasil. A Rede ODP foi criada para difundir a metodologia adotada pelo Observatório de Despesas Públicas aos órgãos de controle da gestão pública no país.

 

Além de disseminar as boas práticas na área de análise de dados, a Rede tem como objetivo contribuir para o controle e monitoramento dos gastos públicos e a criação de estratégias para a detecção de fraudes e o aprimoramento da gestão. O Observatório é uma unidade da Controladoria Geral da União (CGU). O Portal da Rede ODP foi desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). É um ambiente que utiliza a Plataforma Boa Vista para hospedagem, cruzamento e análise de dados da gestão pública. Fazem parte da Rede, 63 órgãos de controle. São 13 Estados, 20 Tribunais de Contas e 30 municípios, além do Ministério da Transparência e a CGU.

 

 O vice-presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, que é supervisor do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) — unidade responsável pela operacionalização do ODP.TCE Santa Catarina junto à Rede ODP —, destaca a importância do lançamento do projeto aqui no Estado.

 

 (Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior)

Nós fomos o primeiro Tribunal de Contas a aderir ao projeto ODP. É muito emblemático que esse lançamento esteja sendo feito aqui no nosso Tribunal de Contas, aqui em Santa Catarina, porque o Projeto ODP (Observatório da Despesa Pública) é um projeto que se iniciou na CGU e que se expandiu para todo o Brasil. Então, isso é de fundamental importância para, através desse trabalho, a gente subsidiar o gestor com elementos, com informação, com dados para que ele possa aprimorar a gestão pública e o controle também de certa forma. Para que ele consiga melhorar o gasto público, combater o desvio e malversação de recursos públicos.

 

REPÓRTER: A coordenação do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) é do auditor fiscal de controle externo do TCE/SC Nilsom Zanatto. Ele conta qual é o próximo passo a ser executado após o lançamento da Rede ODP.

 

 (Sonora Nilsom Zanatto)

Já estamos no processo final de assinatura do acordo de cooperação com Goiás para trazer o sistema de gestão de trilhas e auditoria. Esse sistema vai ser adotado por todos os componentes da Rede. Esse sistema permite que a gente faça a gestão dos resultados dessas trilhas, compartilhe e encaminhe esses resultados para os controles internos por exemplo. A partir desse momento a gente parte para um outro passo que é o de criar ferramentas de encaminhamento de informações gerenciais para os gestores para que eles consigam melhor gerir a administração.

 

REPÓRTER: Para o TCE Notícias, Edy Serpa.

 

TRILHA

 

LOCUTOR: Desde 2009, quando começou a funcionar, até o julho de 2018, a Ouvidoria do Tribunal de Contas já recebeu 9.327 comunicações. Das 662 comunicações recebidas de janeiro a julho deste ano, 343 foram denúncias.

 

LOCUTOR: Neste período foram concluídas 252, alcançando um índice de resposta na ordem de 74%, o que revela a efetividade dos trabalhos da unidade, dando mais credibilidade ao Tribunal de Contas perante a sociedade.

 

LOCUTOR: Para o coordenador técnico da Ouvidoria do Tribunal de Contas, auditor fiscal de controle externo Paulo Cesar Salum, o papel mais importante dessa instância é possibilitar que o cidadão possa se relacionar com a instituição.

 

(Sonora Paulo Cesar Salum)

E no caso em especial ao Tribunal de Contas, ela estreita a relação entre as áreas técnicas facilitando o acesso, diminuindo aquele espaço e a Ouvidoria vai cobrar toda sugestão ou queixa, ou reclamação ou denúncia que for formulada ao Tribunal. Vai ser a ponte entre o cidadão e essas áreas técnicas. E aí vai cobrar prazos, vai cobrar o tempo necessário para que a área técnica possa dar uma resposta imediata ao cidadão num tempo mais exíguo.

 

LOCUTOR:  A Ouvidoria é o principal canal de interação do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) com a sociedade. Todo cidadão pode encaminhar críticas e sugestões, além de solicitar informações sobre os serviços prestados pelo próprio TCE/SC, os resultados dos órgãos públicos do Estado e dos municípios catarinenses sujeitos a sua fiscalização. O conselheiro José Nei Ascari é o atual supervisor da Ouvidoria.

 

LOCUTOR: Qualquer cidadão, agente público ou não, pode recorrer à Ouvidoria do Tribunal de Contas. Para fazer sua comunicação à Ouvidoria do TCE/SC, há várias formas de contato. Através do formulário disponível no Portal do TCE/SC em www.tce.sc.gov.br, pelo telefone (48) 3221-3610, pelo whatsapp (48) 98482-6854, pelo e-mail ouvidoria@tce.sc.gov.br, por correspondência, ou de forma presencial, dirigindo-se a sede do Tribunal de Contas, entre 13h e 19h, de segunda a sexta-feira, na rua Bulcão Viana, nº 90, no centro de Florianópolis.

 

TRILHA

 

VINHETA POR DENTRO DO TCE

 

LOCUTOR: A Corregedoria-Geral é um dos órgãos que compõem o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Tem como atribuição supervisionar os serviços de controle interno do TCE/SC; realizar correição e inspeção nas atividades dos órgãos de controle, auditores e conselheiros, para verificar a distribuição de processos e observar os prazos legais e regimentais e a uniformidade das decisões da Corte de Contas catarinense. Também é responsabilidade da Corregedoria-Geral instaurar e presidir processos administrativos e disciplinares.

O conselheiro Wilson Rogério-Wan-Dall é o atual Corregedor. Seu mandato vai até 31 de janeiro de 2019. Ele destaca que a atuação de uma instância como a Corregedoria-Geral é muito importante para garantir celeridade dos processos. 

 

(Sonora Wilson Rogério Wan-Dall)

Porque as atividades da corregedoria contribuem para o aprimoramento dos trabalhos realizados pelas diretorias e também pelos gabinetes dos relatores, afim de que a sociedade tenha menos prejuízo numa atuação mais eficaz e mais célere da instituição. A Corregedoria-Geral do Tribunal de Contas surgiu com uma nova estrutura organizacional, criada por lei complementar nº 202 e as suas atribuições que lhe foram conferidas estão previstas tanto nessa lei quanto no seu regulamento aprovado por resolução do Pleno no ano de 2008. A corregedoria atua realizando estudos e por meio deles, propõe medidas que visam a racionalização e a otimização dos processos de controle externo a fim de que a sociedade possa ter uma resposta mais eficaz, mais célere, mais rápida.

 

LOCUTOR: No Portal do TCE/SC na internet você fica sabendo dos atos, dos relatórios e do regulamento da Corregedoria-Geral. Acesse www.tce.sc.gov.br

 

 

VINHETA TCE/SC – INFORMAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E CIDADANIA

 

TRILHA FINAL

 

LOCUTOR: O TCE Notícias é uma realização da Facto Comunicação, sob a supervisão da Assessoria de Comunicação Social do TCE/SC.

 

Reportagens: Edy Serpa

 

Edição: Júnior Guedes

 

Produção: Clemir Schmitt

 

Apresentação: Clemir Schmitt e Pamela Santos  

 

VINHETA TCE NOTÍCIAS

 

Tempo: 11’18”

 

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
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