menu

Ação do TCE/SC motiva Celesc a adotar medidas para reduzir tarifas por perdas não técnicas

qua, 25/04/2018 - 15:17

(Ouça)

(TCE Informa)

 

LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) arquivou o processo que analisou o impacto da cobrança das perdas não técnicas no faturamento da Celesc Distribuição S.A. Uma auditoria da Diretoria de Controle da Administração Estadual (DCE) do Tribunal de Contas apontou que a Celesc incluiu, nas contas de luz, um percentual superior ao estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), referente às perdas nas contas de luz.

As perdas não técnicas decorrem de furtos de energia, erros de medição e unidades consumidoras sem equipamentos. Essas perdas devem ser repassadas aos consumidores finais somente até o percentual 1,06% para atender regulamentação da Aneel.  Mas, a auditoria do Tribunal de Contas apontou um repasse superior ao estabelecido pela agência reguladora, entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro trimestre de 2015.

Os apontamentos do TCE/SC, motivaram a adoção de medidas por parte da Celesc Distribuição que beneficiam os consumidores. Diante das providências da estatal para a solução do problema, o Tribunal de Contas decidiu pelo arquivamento do processo. O diretor de Controle da Administração Estadual do Tribunal, Paulo Preto, destaca que a ação da Corte de Contas buscou a aplicação de uma tarifação justa para os consumidores.

(SONORA PAULO PRETO)

Essa ação do Tribunal de Contas, por intermédio da Diretoria de Controle da Administração Estadual visava justamente garantir a manutenção de tarifas adequadas, pretendendo reduzir assim uma tarifação acima do que seria justo para o consumidor.

LOCUTOR: A direção da Celesc justificou que adotou nove medidas para se adequar as exigências da legislação. Entre elas a realização, desde abril do ano   passado, de capacitação do pessoal das 16 agências regionais da empresa para a revisão do cálculo de faturamento das unidades consumidoras irregulares. A estatal adquiriu também 25 endoscópios industriais para facilitar a visualização da fiação elétrica que passa pelos eletrodutos, além de 60 analisadores para realizar testes comparativos de campo. O diretor da DCE, Paulo Preto, salienta que a Diretoria de Controle vai acompanhar o cumprimento das medidas informadas pela Celesc.

(SONORA PAULO PRETO)

O monitoramento do Tribunal é permanente. As empresas estatais e municipais que é um dos pontos que a Diretoria fiscaliza, a gente tem mantido fiscalização periódicas e permanentes.

(TCE Informa)

Tempo: 2’46”

Áudio
CELESC_0.mp3 (2.55 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques