menu

Conselheiro Luiz Roberto Herbst é eleito presidente do TCE/SC

qua, 17/12/2014 - 13:33

(TCE Informa)

 

(apresentador)

Em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira, 16, o conselheiro Luiz Roberto Herbst foi eleito, por unanimidade do Pleno, presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina para os próximos dois anos. Ele substituirá o conselheiro Julio Garcia, que assumiu a função em junho deste ano, após a antecipação da aposentadoria do conselheiro Salomão Ribas Junior. A posse do novo presidente será em sessão especial marcada para o dia 02 de fevereiro do ano que vem, às cinco horas da tarde.

 

Luiz Roberto Herbst é natural de Mafra e formado em Engenharia Civil, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Foi deputado estadual em dois mandatos. É conselheiro do TCE/SC desde março de 2000. Já ocupou a presidência do tribunal em 2011 e foi corregedor-geral de 2007 a 2010. Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente. Em entrevista à Rádio TCE, o conselheiro falou de suas prioridades.

 

(presidente eleito)

Nós vamos verificar, em princípio, a parte fim do tribunal, ou seja, a área técnica. Nós temos uma gestão muito importante na área meio, que está com um trabalho muito bom. Na área técnica, excelente trabalho. Dos tribunais de contas, um dos melhores do Brasil. Mas nós estamos precisando ainda de mais servidores nessa área técnica. Também, se possível, no futuro, fazer um concurso somente para a área fim, técnica.

 

(apresentador)

O presidente eleito destacou também investimentos na área de informática. O objetivo é agilizar a tramitação dos processos no Tribunal de Contas.

 

(presidente eleito)

Aumentar a capacidade da informática. Fazendo processos eletrônicos, não somente digitalizados, para podermos ter mais celeridade nos processos. E, agora, cumprindo a lei (complementar) nº 588 (que acrescentou artigos à Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina), devemos ter muito cuidado para que nenhum processo venha a prescrever.

 

(apresentador)

O conselheiro Luiz Roberto Herbst falou ainda sobre o papel do Tribunal de Contas no atual cenário nacional, marcado por denúncias de corrupção no setor público.

 

(presidente eleito)

O tribunal tem um papel muito importante. E nós precisamos utilizar essa força que o tribunal tem. Ajudar os demais órgãos e poderes do país para ter o controle, principalmente, dessa situação que se encontra o Brasil em relação à corrupção e outras irregularidades que se verificam no dia-a-dia na imprensa.

 

(apresentador)

Na mesma sessão, o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior foi eleito, também por unanimidade, vice-presidente do TCE/SC. Ele é natural de Belo Horizonte, formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco; especialista em Contabilidade e Auditoria (UFRGS); mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Atuou como auditor na Receita Federal, prefeitura de Fortaleza e Governo do Maranhão. Tomou posse no Tribunal de Contas de Santa Catarina em maio de 2010. Ele fala da expectativa em ocupar o cargo de vice-presidente.

 

(vice-presidente eleito)

Me sinto muito honrado pelo meu nome ter sido lembrado e, ainda mais, de maneira unânime. É uma responsabilidade muito grande exercer a função de vice-presidente de uma instituição como o Tribunal de Contas. Mas, ao mesmo tempo, é muito gratificante. O papel de vice-presidente é esse, apoiar a gestão do presidente (Luiz Roberto) Herbst. Colaborar com ele nos projetos que ele vier a definir.

 

(apresentador)

Já o conselheiro César Filomeno Fontes foi reeleito para o cargo de corregedor-geral do TCE/SC. Natural de Florianópolis, Fontes é formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina; MBA – Administração Global pela Universidade Independente (UNI) de Lisboa/Portugal.

 

Tomou posse no Tribunal em outubro de 2005. Foi nomeado pelo então governador do Estado em exercício, deputado Julio Garcia, para a vaga destinada a membro do Ministério Público junto ao TCE/SC. Foi o primeiro procurador a assumir o cargo de conselheiro depois da promulgação da Constituição de 1988.

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 04’07’’

Áudio
20141216-01_0.mp3 (3.78 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques