menu

No ar: diretora do TCE/SC explica custo da emancipação de municípios com menos de 5 mil habitantes

ter, 02/07/2019 - 23:48
No ar: diretora do TCE/SC explica custo da emancipação de municípios com menos de 5 mil habitantes

A diretora de Atividades Especiais, Monique Portela, foi a representante do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) no debate sobre inviabilidade financeira de pequenos municípios, comandado pelo jornalista Roberto Azevedo e que será transmitido a partir das 18 horas pela TV da Assembleia Legislativa. O assunto também foi discutido pelo prefeito de São Martinho, Robson Back, representando a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Por cerca de uma hora, foram abordados temas apontados por estudo do TCE/SC que revelou que 105 prefeituras do Estado não produzem riqueza suficiente para se manterem e dependem de repasses de outras esferas administrativas. Divulgado em março deste ano, o trabalho do Tribunal aponta que Santa Catarina gasta mais de R$ 1 bilhão por ano para manter a máquina pública dessas cidades com menos de 5 mil habitantes.

"Usamos como base os dados econômicos-financeiros das próprias prefeituras. Trata-se de um levantamento que pode e deve ser levado em consideração porque mostra que a situação das pessoas que moram nesses lugares poderia estar melhor se esse volume de recursos empenhado na máquina pública fosse revertido para ações em outras áreas", comenta Monique Portella.

 

Crédito foto: Jeferson Cioatto

 

Acompanhe o TCE/SC:

www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC

Twitter: @TCE_SC

Youtube: Tribunal de Contas SC

WhatsApp: (48) 99113-2308

 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques