menu

Vereadores mirins de Blumenau participam do Portas Abertas do TCE/SC

sex, 12/06/2015 - 15:35
Vereadores mirins de Blumenau participam do Portas Abertas do TCE/SC

O Tribunal de Contas de Santa Catarina recebeu nesta terça-feira (9/6), vereadores mirins com idade de 12 a 14 anos de Blumenau. Para o coordenador geral do projeto Vereador Mirim, Diogo Leonardo Roedel Souza, “saber como funciona o Tribunal de Contas amplia a compreensão dos alunos, não só como possíveis legisladores no futuro, mas como cidadãos”. Ricardo de Souza Junior, 13, desconhecia a existência de um Órgão que fiscaliza a aplicação do dinheiro público e por isso achou válida a visita ao TCE/SC, em especial porque pretende seguir a carreira política.

Um total de 15 estudantes assistiram à palestra do auditor fiscal de controle externo George Brasil Paschoal Pitsica, uma ação do programa Portas Abertas – que abre espaço para a interação entre o Tribunal de Contas e instituições de ensino, além de associações públicas e privadas. “A importância desse tipo de atividade está em ampliar os conhecimentos sobre o funcionamento e a atuação do TCE/SC, para a formação de futuros gestores públicos, bem como incentivar que esses vereadores mirins se tornem cidadãos mais conscientes das suas responsabilidades cívicas e que possam difundir o relevante trabalho efetuado pelo órgão fiscalizador”, salientou o auditor fiscal.

Ao longo da exposição, Vitor Eduardo Selenko, 14, fez várias indagações ao palestrante, entre elas qual o procedimento para relatar ao Tribunal irregularidade numa obra pública do seu município. Pitsica informou que a denúncia deve ser feita por meio da Ouvidoria, principal canal de interação com a sociedade.  Por meio dela, qualquer cidadão pode enviar críticas, sugestões, solicitar informações e efetuar denúncias ao TCE/SC.

O estudante considera muito importante entender o papel dos poderes legislativo, judiciário e executivo e expandir esse conhecimento. “Com certeza pretendo ingressar na política, isso me inspira.”

O programa Portas Abertas existe desde 2006. As visitas ao TCE/SC devem ser previamente agendadas com o Instituto de Contas, unidade que coordenada a iniciativa. 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques