menu

Técnicos do TCE/MS conhecem sistemas de fiscalização do TCE/SC

qui, 10/03/2016 - 18:12
Técnicos do TCE/MS conhecem sistemas de fiscalização do TCE/SC

O Tribunal de Contas de Santa Catarina recebeu, nos dias 3 e 4 de março, três servidores da Corte de Contas de Mato Grosso do Sul. O diretor-geral, Eduardo dos Santos Dionizio; o chefe de tecnologia da informação, Cleiton Barbosa Silva, e o diretor de gestão e modernização, Douglas Avedikian, vieram em busca da transferência de conhecimentos na área de tecnologia da informação. Segundo Avedikian, o TCE/SC dispõe de competência reconhecida nesta área que serão úteis ao processo de modernização iniciado em 2015, na gestão do atual presidente do TCE/MS, conselheiro Waldir Neves Barbosa.

Os servidores do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul conheceram o Sistema de Planejamento de Auditoria, solução desenvolvida pela Diretoria de Informática (DIN) do TCE/SC para facilitar o cadastramento das auditorias pelos próprios chefes de divisão, melhorar o gerenciamento dos dados e agilizar a resposta das demandas dos públicos interno e externo e da mídia. De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento e Manutenção de Aplicativos da DIN, Wallace da Silva Pereira, o sistema permite que cada diretoria técnica organize melhor suas auditorias. 

Técnicos da DIN também fizeram uma demonstração do Fluxo Processual Eletrônico (FPE), uma das ferramentas integrantes do novo sistema de processo e-Siproc, que está sendo implementado pelo Tribunal de Contas. O secretário-geral, Francisco Luiz Ferreira Filho, apresentou as características e funcionalidades do @ COD, instrumento jurídico que irá gerenciar os procedimentos de cobrança de multas e débito.  

Os visitantes se reuniram ainda com a equipe do TCE/SC que elaborou o Manual da Auditoria e os responsáveis pelo desenvolvimento do Sistema de Fiscalização e-Audit, que está em fase de testes. “Todas estas ferramentas fornecem celeridade ao processo de fiscalização e nos permitem dar respostas mais ágeis à sociedade”, destacou o diretor-geral do TCE/MS, Eduardo Dionizio.

A visita a Santa Catarina serviu também para oficializar a adesão do TCE/MS ao Sistema Nacional de Controle Orientado de Obras Públicas (Sisnoop), nova ferramenta que os Tribunais de Contas irão utilizar para obter, de forma uniformizada, informações sobre as obras públicas brasileiras. O Tribunal catarinense foi um dos TCs que participou da implementação do Sistema, que busca a otimização do controle externo, a melhoria da gestão pública e a disponibilização de dados à sociedade, para estimular o controle social.

Os técnicos foram recebidos pelo presidente do TCE/SC, conselheiro Luiz Roberto Herbst. As explicações sobre as ferramentas do tribunal catarinense foram prestadas pelo diretor de Informática, Paulo Roberto Riccioni Gonçalves, pelo coordenador de Desenvolvimento e Aplicativos, Wallace da Silva Pereira, e pelos desenvolvedores Luciano Pedro da Silva e Roberto Pereira. 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques