menu

TCE/SC sedia exposição inédita no Estado de 4 a 25 de novembro

ter, 03/11/2015 - 15:14
TCE/SC sedia exposição inédita no Estado de 4 a 25 de novembro

As constantes transformações no mundo e a crença na integração das artes (música, pintura, dança, literatura, escultura) envolveram a imaginação e a sensibilidade de artistas de várias gerações, estilos e países. O objetivo? Construir visões sobre desafio e superação, medo e coragem, desejo e satisfação, resistência e libertação. A exposição “Sobre lagartas e borboletas” é um dos frutos dessa efervescência e pelas mãos da artista plástica Flávia Taiano nascem as esculturas e pinturas que representam meninas-borboleta inspiradas no universo das crisálidas, asas e metamorfose. A mostra ocorrerá de 4 a 25 de novembro, das 9 às 19 horas, no Espaço Cultural Willy Zumblick, do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Flávia Taiano, 49, sempre demonstrou interesse pela arte. A paulista que decidiu ser baiana ao se apaixonar pelo Pelourinho, constrói meninas em argila com características de borboleta. Elas foram inspiradas na antologia que possui o mesmo título da exposição e que reúne produções de 75 autores, entre repentistas, prosadores, rappers, poetas acadêmicos ou de rua, que convivem lado a lado, formando tecido único.

Formou-se em Direito, mas deixou a carreira jurídica e hoje, a artista autodidata comanda as produções de seu ateliê em funcionamento no Hotel Solar do Carmo, situado no centro histórico de Salvador. No local, transformado em galeria, seus quadros e painéis estão em exposição permanente. Recentemente, Flávia foi convidada para integrar o Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea da Bahia.

A inspiração para o trabalho também vem do projeto social Mano Down, para o qual a renda obtida com a venda dos livros é revertida. A entidade sem fins lucrativos promove, através da visibilidade, a igualdade social para que pessoas com down e outras deficiências tenham liberdade para dirigir a própria vida. “As crisálidas representam a vontade de renovação, o desejo de reiventar-me, rasgando as cápsulas da estagnação para buscar voos maiores”, poetiza Flávia, ao falar do desafio de composição das imagens.

A criação do Espaço Cultural Willy Zumblick — nomeado pela Resolução TC-0104/2014 — está alinhada com o intuito do Tribunal em contribuir para a disseminação da cultura na sociedade, ao abrir o espaço público e aproximar o cidadão de artistas, escritores, historiadores e outras manifestações culturais. Seu uso está regulamentado pela Portaria TC-0619/2014.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques