menu

TCE/SC recebe estudantes do Oeste do Estado pelo Portas Abertas

ter, 14/10/2014 - 12:50
TCE/SC recebe estudantes do Oeste do Estado pelo Portas Abertas

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) recebeu, na sexta-feira (10/10), mais um grupo de universitários da região Oeste para participar do programa Portas Abertas neste semestre. Os 42 graduandos de Ciências Contábeis da Universidade do Contestado, campus de Concórdia, assistiram à exposição do auditor fiscal de controle externo Moises Hoegenn, coordenador de Análise e Acompanhamento da Diretoria de Controle de Contas do Governo (DCG).

No dia 12 do mês passado, visitaram a Instituição 50 alunos do curso de direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), dos campi de São Miguel do Oeste, Maravilha e Pinhalzinho, e ouviram palestra do auditor fiscal de controle externo Osvaldo Faria. Outros 35 estudantes de Ciências Contábeis das Faculdades de Itapiranga estiveram no Tribunal, no mesmo mês, como registrado no site do TCE/SC.

O auditor fiscal Moisés Hoegenn  abordou temas como histórico, funções e estrutura da instituição. Ressaltou a independência do Tribunal, explicando que “não há hierarquia em relação ao poder Legislativo”. Mais especificamente sobre a sua atuação, destacou o trabalho da equipe da DCG para cumprir o prazo constitucional de entrega do relatório técnico que subsidia a emissão do parecer prévio das contas do Estado.

O auditor fiscal Osvaldo Faria de Oliveira, que atua na Diretoria de Atividades Especiais (DAE), também falou do histórico, funções e estrutura citando alguns exemplos do seu trabalho do Tribunal. As auditorias operacionais no transporte escolar de municípios catarinenses; nas Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e no programa Estratégia de Saúde da Família e ainda o monitoramento do cumprimento do percentual mínimo de repasse do Orçamento para a Educação foram mencionados.

Ambos os auditores deram destaque para o Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, organizado pelo Instituto de Contas (Icon), e o 1º Curso de Especialização em Controle Público, promovido pelo Instituto de Pós-Graduação (Icon-Pós).

Opiniões

Para Moisés Hoegenn, esta edição do Portas Abertas foi uma oportunidade de motivar futuros contadores, esperançá-los quanto às boas perspectivas que a área oferece quanto à motivação e colocação profissional. Por sua vez, Osvaldo Faria vê o programa como um meio pelo qual o TCE/SC “se faz conhecer diante de um público com potencial multiplicador”, a exemplo dos estudantes de Direito que, muitas vezes, por desconhecimento, não olham para o Tribunal de Contas como uma possibilidade de atuação profissional.

Os alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Contestado estiveram acompanhados dos professores Cristiane Zucchi e Fernando Ramos. Sobre a visita ao TCE/SC, a professora destaca que a instituição reflete “a importância social do contador, a participação do cidadão no controle social diante das mudanças pelas quais passa a Contabilidade Pública”. A aluna Larissa Zat, da 8ª fase do curso, achou a visita oportuna já que não tinha conhecimento do trabalho do TCE/SC.

Na opinião de Claudinei Pavan, presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto — do curso de Direito da Unoesc —, a visita “ampliou o conhecimento sobre a aplicação das verbas públicas” e revelou ainda que “conhecer o trabalho de pessoas sérias que fazem um trabalho qualificado” ajuda a não resumir a imagem do órgão a eventuais matérias negativas veiculadas na mídia. Jéssica Inês Mariani, secretária do centro acadêmico, defendeu que a visita possibilita “ver no concreto” a atuação do TCE/SC.

O grupo de Concórdia começou a saída de campo no dia 9 de outubro pelo Perine Business Park, em Joinville. Antes da visita ao TCE/SC, no dia seguinte (10/10), estiveram no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. Já o grupo dos municípios de São Miguel, Maravilha e Pinhalzinho permaneceu em Florianópolis de 11 a 13 de setembro, quando percorreram as sedes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); da Assembleia Legislativa (Alesc); do Tribunal de Justiça (TJSC); do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); da Academia da Polícia Civil (Acadepol) e da Polícia Federal (PF).

O Programa Portas Abertas recebe o público externo desde 2008. Para agendar visitas, basta contatar o Instituto de Contas pelo site ou pelo telefone (48) 3221-3890.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques