menu

TCE/SC apresenta case em evento nacional de tecnologia da informação

qua, 15/08/2018 - 17:53
banner

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) contou com uma das maiores delegações técnicas durante o 46º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – SECOP 2018, realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis, nos dias 8 a 10 de agosto de 2018. O evento é considerado o principal do país na área de Tecnologia da Informação e Comunicação do setor público e registrou a participação de aproximadamente 500 pessoas de vários estados e teve como tema “Governo Inteligente e os Desafios da Transformação Digital”.

Foram 22 inscritos pelo TCE/SC, com representantes dos mais variados setores: Diretoria de Controle de Licitações e Contratações (DLC); Diretoria de Controle da Administração Estadual (DCE); Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (DAP); Núcleo de Informações Estratégicas (NIE); Diretoria de Atividades Especiais (DAE); e Diretoria de Informática (DIN).

“A participação expressiva do Tribunal, nesse que é considerado o maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação para a gestão pública no Brasil, é de fundamental importância para a inserção da instituição no atual processo de transformação digital pelo qual passa a nossa sociedade”, destacou o vice-presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, que também participou do evento.

Nilsom Zanatto, coordenador do NIE, núcleo ligado à Diretoria Geral de Controle Externo e que tem a supervisão de Ferreira Jr., foi um dos palestrantes do evento, com o tema “Business Inteligence (BI) aplicado ao controle externo: otimizando a tomada de decisão de fiscalização”. “É uma enorme satisfação representar o Tribunal e mostrar um pouco do trabalho do NIE neste evento que é considerado referência na área de TIC em gestão pública”, comentou Zanatto.

O conselheiro Adircélio ressaltou, também, que coube ao TCE/SC apresentar a experiência da rede do Observatório de Despesas Públicas (ODP), na qual a Corte catarinense é uma das precursoras, por meio da utilização de BI no controle externo. “O convite da organização do SECOP 2018 para conhecer este nosso case demonstra o reconhecimento da contribuição desse projeto para o aprimoramento do controle e da gestão pública no Brasil”, disse o vice-presidente. “É um exemplo do acerto, não apenas por parte do TCE/SC, mas também da Atricon [Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil] e das demais Cortes de Contas participantes, em apostar em iniciativas como essa, que são baseadas na inovação e no uso intensivo de ferramentas de ponta de TIC”, finalizou.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques