menu

Servidores do TCE/SC concluem curso de especialização em Controle Externo nas Concessões de Serviços Públicos

qui, 02/10/2014 - 12:24
Servidores do TCE/SC concluem curso de especialização em Controle Externo nas Concessões de Serviços Públicos

Vinte e quatro servidores do Tribunal de Contas de Santa Catarina, dois do Ministério Público junto ao TCE/SC e quatro do Ministério Público de Santa Catarina receberam, nesta quarta-feira (1/10), certificados de conclusão do curso de especialização lato sensu “Controle Externo nas Concessões de Serviços Públicos”, da Fundação Escola de Governo (ENA). A solenidade, que contou com a presença do presidente do Tribunal e do supervisor do Instituto de Contas, conselheiros Julio Garcia e Luiz Eduardo Cherem, respectivamente, ocorreu durante aula magna de encerramento, proferida pelo professor Juarez Freitas, Doutor em Direito e Mestre em Filosofia, no auditório da Corte de Contas catarinense.

“O estudo e o aprimoramento profissional é uma constante necessidade da área técnica. Na execução de nossas atribuições, a informação, o entendimento e o conhecimento fundamentado são ferramentas indispensáveis ao alcance das finalidades institucionais do Tribunal de Contas”, afirmou a oradora da turma, auditora fiscal de controle externo Adriane Mara Linsmeyer Nunes Machado, que destacou ainda o trabalho desenvolvido pelo TCE/SC na área do controle de licitações e contratações. Segundo ela, existe uma crescente demanda, por parte do corpo técnico, em vista da ampliação do escopo da fiscalização do Tribunal, “tanto em termos quantitativos como na diversificação das áreas das contratações públicas, dentre elas, as concessões de serviços públicos essenciais”.

O supervisor do Instituto de Contas, conselheiro Luiz Eduardo Cherem, por sua vez, ressaltou que “a sociedade clama por serviços públicos de melhor qualidade” e que é necessário “um aperfeiçoamento dos métodos de fiscalização, principalmente na área de licitações, onde o TCE/SC deve agir preventivamente, evitando o desperdício e o mau uso dos recursos públicos”.

O curso de especialização em Controle Externo nas Concessões de Serviços Públicos teve o seu início em agosto de 2011, na gestão do presidente Luiz Roberto Herbst. Elaborado por meio de parceria entre o Instituto de Contas e a Fundação Escola de Governo (ENA), e com carga horária de 505 horas/aula, o curso teve como objetivo promover o aperfeiçoamento de servidores públicos quanto aos padrões de fiscalização e orientação que conduzam à economicidade e à qualidade na prestação dos serviços públicos.

“As aulas possibilitaram momentos de reflexão, suscitaram debates e polêmicas e proporcionaram a assimilação de novos conhecimentos, para viabilizar um controle externo eficiente, efetivo e eficaz, seguindo os preceitos constitucionais” esclareceu a presidente da Fundação ENA, professora Martha Kaschny Borges, ao enaltecer ainda a profundidade e a qualidade das monografias desenvolvidas pelos alunos.

Também abordando o conteúdo das monografias — que estão disponíveis na Biblioteca “Conselheiro Nereu Corrêa” —, o professor Juarez Freitas proferiu a aula magna que encerrou o curso. Em sua palestra, defendeu a necessidade de uma relação sinérgica entre os órgãos de controle e que a administração pública deve fortalecer os mecanismos de regulação e avaliação de desempenho.

Freitas apresentou os pontos de destaque do direito fundamental à boa administração pública: eficiência e eficácia; proporcional cumprimento dos deveres (sem excessos e sem omissões); transparência; sustentabilidade social, econômica e ambiental; motivação; imparcialidade; respeito à moralidade; e participação social. Na sua visão, um novo conceito de políticas públicas perpassa a moderna administração. “A discricionariedade não é absoluta, não pode ficar solta, não é uma carta branca dada ao administrador; os programas de governo devem atender às necessidades sociais esculpidas no texto constitucional”, concluiu.

A solenidade foi prestigiada pelo corregedor-geral do TCE/SC, César Filomeno Fontes, pelo conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior, pela auditora-substituta de conselheiro, Sabrina Nunes Iocken. Também participaram do evento o desembargador Domingos Paludo, representando o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o procurador-geral de Justiça Lio Marcos Marin, do Ministério Público estadual, e Gilberto Luiz Agnolin, que representou a Secretaria da Educação.

 

Saiba mais 1: O Curso

Carga horária: 505 horas/aula.

Corpo docente:  26 professores (14 doutores, 6 mestres e 6 especialistas).

Disciplinas: Módulo de formação para o magistério superior, contemplando disciplinas fundamentais da metodologia científica e metodológica de ensino superior; módulo introdutório, contemplando disciplinas vinculadas à regulação e concessões de serviços públicos; e módulo instrumental, contendo disciplinas voltadas à passagem de ferramentas para o aperfeiçoamento do controle externo e qualidade dos serviços públicos concedidos.

Linhas de pesquisa das monografias: novos paradigmas de gestão e controle das concessões de serviços públicos contemporâneas e administração pública e políticas públicas.

 

Saiba mais 2: Relação das monografias

 

Nome

Diretoria

Orientador

Título

Adriane Mara Linsmeyer Nunes Machado

DLC

Sabrina Nunes Iocken, Mestre

A anulação pelo TCE/SC da primeira parceria público-privada (PPP) deflagrada no estado: um estudo de caso.

Alysson Mattje

DLC

Gustavo Fontana Pedro, Mestre

Tipo de licitação mais indicada em concessões de transporte coletivo municipal.

Ana Sophia Besen Hillesheim

GAC/Julio Garcia

Rodrigo Bousfield, Doutor

A atuação das agências reguladoras e do Tribunal de Contas de Santa Catarina – TCE/SC: estudo das atribuições da agência intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – Agir e do TCE/SC a partir do processo RLA 12/00252486.

Andressa Zancanaro De Abreu

GAC/Herneus De Nadal

Elizete Lanzoni Alves, Doutora

Concessões de serviço público: uma perspectiva da sustentabilidade e responsividade ambiental à luz do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Andreza Schmidt Silva

GAA/Sabrina Nunes Iocken

Sabrina Nunes Iocken, Mestre

Sustentabilidade nas contratações da administração pública: um estudo de caso no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Azor El Achkar

DLC

Gustavo Fontana Pedrollo, Mestre

A gestão associada de serviço público de saneamento básico à luz do artigo 241 da Constituição Federal e das leis federais n°s 8.666/1993, 11. 107/ 2005 e 11.445/2007.

Cibelly Farias

MPJTCE

Rodrigo Bousfield, Doutor

A atuação de instituições catarinenses no controle da qualidade do serviço de transporte público.

Edair Do Amaral

MPSC

Alceu de Castro Galvão Junior, Doutor

Compatibilização entre os planos de saneamento básico e os orçamentos municipais

Edimeia Liliani Schnitzler

DAE

Evandro José da Silva Prado

Concessão de serviço público: um estudo de caso nas Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.

Elton Davi Staub

MPSC

Luís Moretto Neto, Doutor

Regulação do serviço público de transporte coletivo urbano: análise da metodologia Geipot.

Flávia Bogoni

GAC/Adircélio de Moraes Ferreira Junior/ASGC

Sabrina Nunes Iocken, Mestre

O Tribunal de Contas como promotor da democracia e da cidadania no controle das concessões de serviços públicos: um estudo da atuação do TCE/SC no controle das concessões de transporte público urbano.

Flavia Leticia Fernandes Baesso Martins

DLC

Carlos Tramontin, Doutor

Processo de análise de outorga de concessões no âmbito do Tribunal de Contas de Santa Catarina: uma contribuição ao seu aperfeiçoamento.

Flavia Leitis Ramos

DCE

Celina Martins Ramalho, Doutora

Participação do setor privado na prestação do serviço público de saúde: o caso dos contratos de gestão com organizações sociais.

Francielly  Stahelin Coelho

GAC/Adircélio de Moraes Ferreira Junior/ASGC

Gustavo Fontana Pedrollo, Mestre

A repartição de risco nas concessões de serviços públicos de acordo com o princípio da eficiência.

Gilmara Tenfen Warmling

DCE

Claudio Reis Gonçalo, Doutor

Atuação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais em Parceria Público-Privada: o caso de Campina Verde

Hélio Silveira Antunes

DCE

Névelis Scheffer Simão, Mestre

Departamentalização da estrutura administrativa do TCE-SC para as análises de concessões de serviço públicos.

Jaqueline Mattos Silva Pereira

DCE

Evandro José da Silva Prado, Mestre

Possibilidade de atuação do TCE/SC no consórcio regulatório ARIS.

Joao Roberto De Sousa Filho

DLC

Alexandre de Oliveira, Mestre

Análise do volume de tráfego inicial no projeto de concessão rodoviária no sistema Brusque.

Joice Andrea De Souza

MPSC

Alceu de Castro Galvão Júnior, Doutor

A lei federal n° 11.445/2007 e os planos municipais de saneamento básico da bacia hidrográfica do Vale do Itajaí.

Madeleine Walendowsky Spricigo

MPSC

Michele Patricia

Roncalio, Mestre

A aderência das demonstrações contábeis da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) à interpretação técnica ICPC-01 contratos de concessão: evidenciação de bens reversíveis.

Marcos Roberto Gomes

DLC

Maurício Luiz Sens, Doutor

Método de avaliação de desempenho de estruturas de saneamento em concessão.

Maximiliano Mazera

DMU

Osvaldo Faria de Oliveira, Mestre

O impacto da depreciação na determinação do valor indenizável à concessionária do serviço de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto.

Mirian Teresinha Demonti Rosa

DAE

Osvaldo Faria de Oliveira, Mestre

Concessão de serviço público de transporte coletivo municipal: um estudo sobre os critérios de julgamento adotados em processos licitatórios nos municípios de Santa Catarina.

Otto Cesar Ferreira Simões

GAC/Wilson Wan- Dall/ASGC

Luiz Antônio Chiodini, Doutor

O sofisma da manifestação de interesse privado na parceria público-privado.

Patrycia Byanca Furtado

DCE

Elizete Lanzoni Aves Alves, Doutora

O cuidado com princípio da licitação sustentável na regulamentação da análise prévia dos editais de concessões de serviços público pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Paulo João Bastos

DCE

Sidnei Silva, Mestre

A atuação do TCE/SC no exercício do controle externo da concessão da distribuição de gás natural em Santa Catarina: auditoria junto à SCGás.

Pedro Jorge Rocha De Oliveira

DLC

Geraldo Basílio Sobrinho, Mestre

Acompanhamento pelas entidades reguladoras do cumprimento dos planos municipais de saneamento básico por parte dos prestadores de serviços.

Rafael Bertemes Silva

MPSC

José Alonso Borba, Doutor

A disponibilização de informações das agências reguladoras de saneamento básico do Estado de Santa Catarina.

Rodrigo Duarte Silva

DLC

Silvio Serafim da Luz Filho, Doutor

A matriz de risco na concessão do serviço de transporte público no município de Florianópolis/SC.

Rogério Loch

DLC

Alceu de Castro Galvão Júnior, Doutor

Multiformidade regulatória sobre uma companhia estadual de saneamento básico – o caso de Santa Catarina.

Coordenação Técnica -  Instituto de Contas – TCE/SC: Joseane Aparecida Corrêa

Coordenação Técnica – Fundação Escola de Governo – Cláudia Regina Castellano Losso

Fonte: Instituto de Contas

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques