menu

Servidores aposentados recebem homenagem no TCE/SC

seg, 27/06/2016 - 15:21
Homenagem a servidores
A música já tocava quando, aos poucos, os servidores aposentados chegaram ao auditório do prédio principal, distribuindo acenos e sorrisos na tarde do dia 23 de junho. Entre uma conversa e outra com o colega ao lado, mais acenos aos que entravam curiosos com o som formado pelos auditores fiscais de controle externo Marcelo Brognoli (voz e baixo), Edú Marques Filho (bateria) e Adjamour Alves Pereira (voz e violão). O evento foi promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) em comemoração ao Dia do Servidor Público Aposentado, celebrado em 17 de junho. 
O Tribunal de Contas de Santa Catarina possui 257 servidores aposentados. Talvez a aposentadoria não possa ser definida em apenas uma palavra. Ao menos não a Rui Rosseto, 62 anos, que se aposentou ano passado. “Por um lado é bom, você sai da rotina, mas sente falta”, afirma. 
Para auxiliar os servidores aposentados nessa nova fase da vida, após a apresentação musical foi realizada uma palestra com o tema “A importância da atividade física na terceira idade”. O fisioterapeuta Bruno Paranhos comentou sobre o aumento do número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil — 23,5 milhões, de acordo com dados IBGE (2011) — e destacou algumas práticas recomendadas não só aos idosos, mas a qualquer pessoa com interesse em melhorar sua qualidade de vida com exercícios físicos. 
A caminhada e o Pilates foram citados como atividades que trazem benefícios, como a melhora da condição muscular, das articulações, da postura e da flexibilidade, além da prevenção da obesidade e osteoporose. O Tai chi chuan também foi comentado pela servidora aposentada e praticante da arte marcial, Filomena Marli Pereira, que destacou entre as vantagens da prática, a leveza dos movimentos e a prevenção da labirintite. 
No Espaço Cultural Willy Zumblick também ficaram expostos alguns trabalhos manuais desenvolvidos pelos servidores aposentados. Desde sapatinhos de tricô, patchwork, toalhas de crochê e livros, como o trabalho da servidora aposentada, desde 2003, Maria Jarlete Guimarães, que tem como paixão, a literatura. 
O evento foi finalizado com um café da tarde, que ocorreu na sala do Instituto de Contas, (Icon).
 
 
 
 
 
Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques