menu

Servidoras do TCE/SC citam práticas adotadas pela instituição em favor do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável em capítulo de livro

qua, 09/12/2015 - 16:40
Servidoras do TCE/SC citam práticas adotadas pela instituição em favor do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável em capítulo de livro

         “O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e suas práticas na defesa do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável” é o título do capítulo escrito pelas auditoras fiscais de controle externo do TCE/SC Adriana Dias Cardoso e Gláucia Mattjie, no livro “Discussões sobre o meio ambiente, sustentabilidade e transnacionalidade”.

         Nas páginas 73 a 96, as autoras fazem um breve relato sobre a evolução histórica da sustentabilidade, a dimensão da sustentabilidade, as políticas sustentáveis na administração pública brasileira e licitações e contratações sustentáveis. Na parte que trata das práticas sustentáveis desenvolvidas pelo Tribunal de Contas catarinense, destacam a construção da sede atual, com a adoção de conceitos de sustentabilidade, acessibilidade, segurança e ecologia, e a adesão à agenda ambiental, a partir do uso de processos eletrônicos e de compras sustentáveis.

         “As práticas socioambientais sustentáveis perpetradas pelo TCE/SC trazem benefícios a toda sociedade e seus frutos são colhidos diariamente no uso racional do meio ambiente”, enfatizam as servidoras Adriana e Gláucia, lotadas na Consultoria-Geral e no gabinete do conselheiro Luiz Eduardo Cherem, nas considerações finais do capítulo.

         Publicado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) Editora, o livro envolve uma coletânea de artigos científicos produzidos por alunos do Curso de Mestrado em Ciência Jurídica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na disciplina Teoria Jurídica e Transnacionalidade. Os trabalhos científicos produzidos pelos mestrandos apresentam como fio condutor os temas centrais trabalhados nas disciplinas de Direito Ambiental, Sustentabilidade e Transnacionalidade.

As autoras são beneficiadas pelo Programa de Capacitação do TCE/SC, coordenado pelo Instituto de Contas (Icon), com base no no Segundo Termo Aditivo ao Termo de Cooperação,  firmado entre o TCE/SC e a Univali, em 2011. O objetivo foi disponibilizar vagas em cursos de mestrado da instituição de ensino superior para servidores do órgão de controle externo.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques