menu

Teatro e música popular brasileira no Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos TCs

sex, 28/09/2012 - 16:21
Teatro e música popular brasileira no Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos TCs

A informação — agora, no formato de notícia — também foi a protagonista da apresentação do Grupo de Teatro Armação, na quarta-feira (26/9), à tarde, durante o V Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas. O evento, que reúniu cerca de 70 profissionais da informação de todo Brasil, até esta sexta-feira (28/9), na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina, para debater as inovações na gestão do conhecimento, abriu a cena para o espetáculo “Ao Vivo e em Cores”. Em seguida, a música popular brasileira assumiu o espaço na programação cultural do evento, com o acústico da banda Descontrole Interno, formada por servidores do TCE/SC.

Com uma dose de humor, a mais antiga companhia de teatro de Florianópolis — que traz no currículo aproximadamente 70 espetáculos encenados em palcos e espaços alternativos do País — mostrou “a realidade indigesta” do noticiário da televisão, servida como prato principal, todos os dias, na hora das refeições. A proposta do Grupo Armação com “Ao Vivo e em Cores” é lançar um olhar de estranhamento, distanciado, sobre a realidade jornalística, onde a informação se transforma no alimento cotidiano do homem. O texto foi inspirado e adaptado a partir das crônicas do jornalista catarinense Sergio da Costa Ramos.

 “O mais escandaloso nos escândalos é que nos habituamos a eles”, diz um dos personagens — depois do noticiário fictício que remete a plateia a várias situações reais de corrupção do cenário brasileiro, numa espécie de provocação, ao nos identificar com este homem que assiste e é refém da sua história urbana.

Acústico
Depois do espetáculo teatral, veio o convite da música popular brasileira. A banda Descontrole Interno levou arquivistas, bibliotecários e outros profissionais responsáveis por gerir e disseminar o conhecimento, que participam do V Fórum, a pegar uma carona em canções do repertório de Seu Jorge, Rita Lee, Kid Abelha, Fábio Jr., entre outros cantores e grupos nacionais.

No show acústico — com dois violões, contrabaixo e percussão —, quatro dos seis integrantes fixos da banda, que tem se destacado em apresentações para o público interno e em eventos fora da Instituição, brindou a plateia com momentos de descontração e interação. Na interpretação do sucesso Deus e Eu no Sertão, de Victor e Leo, a banda propôs aos participantes do Fórum — que estão debatendo questões permeadas por uma realidade de frenética evolução tecnológica — uma pausa para a contemplação e para atenção ao significado das coisas simples da vida.

Para fechar a apresentação, o Descontrole Interno surpreendeu o público com uma performance de um dos seus integrantes (saiba mais). Adjamour Alves Pereira personificou, na voz, gestual e figurino o cantor Sidney Magal, nas interpretações das canções Sandra Rosa Madalena e O meu sangue ferve por você — que marcaram a carreira do artista, entre o final dos anos 70 e início dos anos 80.

Adjamour ou Dedé — como é conhecido no TCE/SC — interagiu com o público e, junto com os demais integrantes da Descontrole Interno, proporcionou aos profissionais da informação um momento de descontração, uma forma de ganhar fôlego e energia para enfrentar mais um dia de debates e informações sobre boas práticas na área da gestão do conhecimento no setor público.
          
Saiba mais: Descontrole Interno na apresentação de quarta-feira (26/9)
Edú Marques Filho – Bateria e percussão
Adjamour Alves Pereira – Baixo, violão e vocal
Jânio Quadros – Guitarra base e violão
Ricardo Jose da Silva – Violão e vocal

 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques