menu

TCE/SC contribui para implantação do Sistema de Gerenciamento de Processos do TCM/GO

seg, 18/03/2019 - 08:02
banner

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, participou do lançamento do Sistema de Processo Eletrônico (E-Siproc) do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM/GO), nesta quinta-feira (14/3), na sede da Instituição, em Goiânia (reportagem em vídeo sobre o evento). “É uma alegria poder contribuir para o aprimoramento do TCM/GO”, afirmou o conselheiro, ao se referir à cessão, pelo Tribunal de Contas catarinense, do Sistema de Gerenciamento de Processos (e-Siproc) e do Fluxo de Processo Eletrônico (FPE) ao tribunal goiano.

A parceria do TCE/SC foi apontada como um dos fatores que colaborou para a evolução na área da tecnologia de informação do TCM/GO e para a economia de recursos financeiros. De acordo com os técnicos da Corte de Goiás, sistemas eletrônicos como esse podem custar até R$ 5 milhões, sem o custo de manutenção, além de demandar o trabalho de diversos servidores por meses.

Na oportunidade, o conselheiro Adircélio afirmou que a área de informação é um dos grandes gargalos, não só dos Tribunais de Contas, mas dos órgãos públicos em geral. Por isso, defendeu a importância de investimentos em Tecnologia de Informação. “O nosso processo eletrônico foi um divisor de águas para o TCE/SC e tenho certeza que será para vocês também”, complementou, aproveitando para parabenizar o presidente daquele Tribunal, Joaquim Alves de Castro Neto, pela iniciativa. Para o conselheiro Adircélio, foi a partir do e-Siproc que a Corte de Contas catarinense pode evoluir na maneira de fiscalizar as contas públicas.

O conselheiro Castro Neto registrou e valorizou a parceria e expressou gratidão ao TCE/SC. “É um tribunal estendendo a mão para outro tribunal. Economizamos tempo e dinheiro e é isso que a sociedade espera de nós”, ressaltou. “O processo eletrônico vai ser um primeiro passo para propiciar que o TCM/GO continue avançando de maneira consistente para aprimorar a fiscalização e trazer benefícios à sociedade”, acrescentou.

Segundo o diretor de Informática da instituição catarinense, Wallace da Silva Pereira, a agilidade na implantação do Sistema de Gerenciamento de Processos naquele Tribunal foi possível devido à utilização da mesma tecnologia. “Depois de avaliarmos a integração das arquiteturas tecnológicas que Goiás já tinha em relação à Santa Catarina, buscamos alinhar o aspecto da metodologia”, destacou.

Pelo TCE/SC também participaram do ato o assessor da Presidência Jairo Wensing e o servidor Alessandro Marinho, que atua no Núcleo de Informações Estratégicas (NIE).

 

Parceria

acordo de cooperação técnica G019 entre as duas instituições de controle externo foi celebrado, no dia 14 de novembro de 2017, pelo então presidente do TCE/SC, conselheiro Dado Cherem, e pelo presidente do TCM/GO, Joaquim Alves de Castro Neto, na sede da Corte catarinense.

A parceria entre os tribunais — cujo extrato está publicado na edição de 16 de novembro de 2017 do Diário Oficial Eletrônico da Corte catarinense — tem por objeto a transferência de conhecimento e o compartilhamento de tecnologias, mediante a disponibilização de sistemas informatizados desenvolvidos pelos dois órgãos.

Pelo acordo, caberia ao Tribunal de Santa Catarina ceder o e-Siproc e o FPE. Já o Tribunal de Goiás teria que disponibilizar o Sistema de Gestão Educacional (Sophos), que está sendo utilizado pelo Instituto de Contas e vai substituir todos os microssistemas que a unidade de educação corporativa do TCE/SC utiliza (Saiba mais).

O acordo de cooperação terá a vigência de 60 meses, podendo ser prorrogado por meio de termo aditivo. Nesse período, estão previstos o repasse de informações sobre os conhecimentos utilizados na construção e no desenvolvimento dos sistemas, a capacitação de técnicos, a realização de estudos e pesquisas de assuntos de interesse comum.

 

Saiba mais: Os sistemas

e-Siproc: alia a convergência dos sistemas utilizados pelo Tribunal de Santa Catarina à geração de indicadores de desempenho dos processos nos seus nove módulos: autuação, instrução, parecer MP, relator, plenário, publicidade, acompanhamento, arquivo e consultas. A ferramenta permite o monitoramento das decisões, o controle do fluxo processual entre unidades externas e internas e que o usuário gere seus próprios relatórios sem o auxílio da DIN, além de disponibilizar ferramenta de pesquisa para dados estruturados e não estruturados. 

Fluxo de Processo Eletrônico (FPE): cria regras para o sequenciamento de atividades e para a correta identificação de estado e tipo de documento a ser anexado. Segundo a Diretoria de Informática, o FPE traz para dentro do e-Siproc todo o conhecimento dos ritos processuais e das regras relacionadas a cada processo, produz os indicadores necessários ao gerenciamento dos processos, aumenta a celeridade da operacionalização interna e externa dos processos eletrônicos, possibilita a pró-atividade nas tarefas que demandam mais esforços.

Sistema de Gestão Educacional (Sophos): voltado para agilizar a gestão de cursos organizados pelo TCM/GO. Permite a realização de inscrições, o registro de notas e frequências, além de emitir certificados.

 

Crédito das fotos: TCM/GO.

 

Acompanhe o TCE/SC:

www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC

Twitter: @TCE_SC

Youtube: Tribunal de Contas SC

WhatsApp: (48) 99113-2308

 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques